05/05/2012

A moda é uma arte II


Queridos Amigos,
Depois de um dos dias mais importantes da minha vida, aqui venho ao meu blogue dizer o que ando a dizer desde que comecei a escrever e de que estou plenamente convencida: a moda é uma arte.
Uma arte em si mesma, sem sombra de dúvida, objetivamente considerada.  A arte da beleza, da simetria, da proporção, do estilo, da cor, da forma, da estrutura ... de tantas coisa mais que só isso dava um tratado.

A moda não é a arte do que se usa. Nem pensar. Isso passa e não conta. Sei que é um cliché e já dizia Mademoiselle Chanel que a moda passa e o estilo fica. E por essas e por outras é que eu sempre penso em mulheres com estilo e não mulheres do que se usa. Aquelas têm sempre classe, estas podem ser bregas ou "rascas" (desculpem o termo). Aquelas estão sempre bem, estas podem andar a fazer figuras tristes.
Porquê? É simples: a moda é a arte de saber o que nos fica bem e conseguir um resultado que surpreenda. Não é preciso que surpreenda à primeira. estilo "tchaaaam!!!!!!!" Mas que cause uma boa impressão, como que deixe um "bom odor". E às vezes a melhor impressão até é aquela que só  fica à terceira "olhadela", como daquelas pessoas com muita classe mas infinitamente discretas.
Vem isto a propósito do Raf Simons que é o senhor que se segue na Dior depois da despedida desastrosa do ultra talentoso Galliano.
A expetativa é, naturalmente,muito alta, mas a escolha está feita. Este rapaz é um belga, tem 44 anos, vive em Antuérpia, embora faça os desfiles em Paris e vem direto para a Casa Dior da direção artística da casa Jil  Sander, onde está desde 2005. As últimas coleções são o exemplo daquilo que é arte na moda e isso não terá sido indiferente na escolha da Casa Dior cujo nível de exigência é, na época pós Galliano, muitíssimo elevada, pese embora todos os excessos na vida pessoal do criador que, no verdadeiro termo da palavra, o conduziram à rotura. Esperemos que se levante dela porque gostávamos muito dele porque era verdadeiramente um mestre na aplicação da arte à moda ou em fazer da moda uma arte. Não vamos esquecer tão cedo os seus desfiles e a suas criações para a Casa Dior dos últimos anos.
O senhor que se segue é este, Raf Simons:



E já sabíamos que o trabalho deste homem no mundo da moda é uma arte. Tal e qual. Porque o conhecíamos da Jil Sander e das coleções que levavam o seu nome (as masculinas de um autêntico delírio de fascínio).
E para demonstrar isto não é  preciso ir longe. Basta ver a coleção que ele fez  para a Jil Sander que está agora nas lojas, primavera verão 2012. Foi buscar as pinturas mais depuradas de Pablo Picasso, quer em termos de desenho, quer de cor, e estampou-as nas camisolas de verão (eu não lhes chamaria t-shirts), em elementos gráficos em perfeita sintonia com o conjunto da coleção, muito estruturada, minimalista e arquitetónica, mas sem sombra de dúvida, e sobretudo, revivalista. Arte!
Vale a pena ver. Aqui está a razão, entre outras que terão pesado, da escolha deste homem para uma das funções com mais expetativas criadas nos últimos tempos no mundo da moda. E de muitos se falou. Mas foi ele o escolhido.



Desta mesma  coleção
Jil Sander Spring 2012 Ready-to-Wear

Jil Sander Spring 2012 Ready-to-Wear

Jil Sander Spring 2012 Ready-to-Wear

E aqui está um vestido que não se percebe à primeira mas que é um perfeito achado em todos os pontos de vista
Jil Sander Spring 2012 Ready-to-Wear

Assim como vale a pena  ver a última coleção da Jil Sander (a do próximo Outono Inverno) assinada pela mão de Raf Simons, o senhor que se segue na Dior:

Jil Sander Fall 2012 Ready-to-Wear

Jil Sander Fall 2012 Ready-to-Wear

Jil Sander Fall 2012 Ready-to-Wear

Jil Sander Fall 2012 Ready-to-Wear

Jil Sander Fall 2012 Ready-to-Wear

Jil Sander Fall 2012 Ready-to-Wear
Jil Sander Fall 2012 Ready-to-Wear
Jil Sander Fall 2012 Ready-to-Wear

Eu já  aprendi a esperar para ver. Mas parece-me que vou gostar muito da Casa Dior nas próximas coleções. A expetativa é alta. Mas o trabalho deste homem é fabuloso. Por um motivo: a moda é uma arte!
Aqui vos deixo com um beijo da vossa
Maria

E para seguir este blogue, aqui fica o link: fácil! Novidades de concurso para breve!



Inicie sessão com uma conta que já tenha criado.

AIM AIM   Netlog Netlog   OpenID OpenID
Clique num ícone para iniciar sessão com a respectiva conta
Não tem nenhum destes? Criar uma nova conta do Google

2 comentários:

kika disse...

É tão bom ver a moda na sua melhor perspectiva: ligada à sua essência natural que é a arte, o bom gosto, e o Belo!!!! O resto é conversa.

Maria disse...

Sim... o resto é conversa. às vezes é até ...mau gosto... feio... brega... rasca.E é melhor ficar por aqui porque não sei aonde vou parar. Os teus comentários são muito incentivadores querida Kika. Obrigada!