14/05/2012

Desnutrição

Queridos Amigos,

Pelo título, conclui-se que vou falar de fome. E vou. Mas não da fome que passam os que não têm que comer. É fome que passam os que têm que comer e não querem por razões de "estética".





Estas, a seguir, já  se "finaram" todas, vítimas da fome. 
Viviam no Brasil, em França, Itália, e não num país longínquo e pobre de África.  
Em plena abundância e com todos os recursos de um mundo rico.

Bethaney Wallace morre aos 19  anos, enquanto dormia, por falência cardíaca e vítima de fome. Pesava 38 kilos

Morreu em Fevereiro de 2010, com complicações derivadas da anorexia, designadamente falência múltipla de órgãos vitais, insuficiência renal crónica e diabetes. Paragem cardiaca  a que não sobreviveu num hospital de S.  Paulo



Ana Carolina  Reston Macan: morreu com 21 anos e 40 kilos de infeção generalizada, num Hospital de S. Paulo, corria o ano de 2006:




Também Caren Carpenter da Banda "The Carpenters" acabou por morrer aos 32 anos por complicações causadas pela anorexia. A sua primeira dieta foi supervisionada por um médico, tinha ela 17 anos e perdeu entre 9 a 11 kilos.




A modelo francesa Isabelle Caro que levou anos este sofrimento e ninguém conseguiu ajudá.la. Acabou por morrer, de fome,  aos 28 anos. Pesava 31 kilos. Teve o mérito de lutar contra a anorexia, deu entrevistas com enorme esforço físico e psicológico, deixou-se fotografar nua, mostrando o seu corpo completamente devastado pela doença, em imagens chocantes que foram colocadas em autocarros e outdors.  Ficou famosa pela sua luta contra a anorexia, E, no entanto..., não conseguiu vencer esta doença e acabou por morrer  dela e com ela.



Deixo-vos um link para um vídeo que peço que não vejam se forem muito impressionáveis ou sensíveis:

http://www.videosdahora.com.br/Videos-Br/1736/anorexia-fotos/









1 comentário:

alexandrachumbo disse...

Querida Maria, infelizmente a anorexia é uma grave doença mental que "ataca" muitas raparigas, mulheres (e também alguns homens). O problema é que esta perturbação é também muito "psíquica", o que faz com que as raparigas muitas vezes magrérrimas, se olhem ao espelho e vejam (de verdade) autênticas formas de "baleia"... Pode estar associada também a questões de vinculação materna, e é muito difícil combater a anorexia... sabes que também pode haver anorexia nos bebés e crianças pequenas? Chama-se anorexia primária, já tive alguns casos em mãos e não são nada simples como imaginas. Este pequeno comentário, é apenas para clarificar, que nem sempre esta patologia surge associada à "moda". Continuo a ler-te, beijinhos*