15/09/2012

Chegar a Lisboa e ...

Queridos Amigos
Chego a Lisboa por volta das 10H00 da noite e dou com este concerto de fados de Coimbra, neste cenário maravilhoso em frente da Igreja de Santo Condestável em Campo de Ourique, com jogos de luzes e com umas vozes que vieram diretas do Céu e um som maravilhoso. Comovente! Lembro-me de como o Pai gostaria de ter ouvido isto, ele que é um fâ incondicional do fado de Coimbra por lá ter passado os seus anos de estudante de medicina.
Vejo o noticiário do dia e sinto-me completamente a leste. Eu não dei conta das manifestações que se prepararam e se deram por todo o País, com uma quantidade de pessoas sem precedentes, diretamente organizada pela sociedade civil, cachecóis de Portugal na cabeça e com um sentido nacionalista absolutamente comovedor. Nos últimos dias tenho evitado ouvir noticias e, sobretudo, os políticos. Mas sim, sem dúvida: eu ter-me-ia juntado se tivesse podido. Sempre tenho dito e estou profundamente convencida que a solução de Portugal e desta crise em que os políticos nos meteram virá dos Portugueses, desses Portugueses que incluem os mais sofridos e os menos sofridos, mas todos.
Não vem, nem virá, dos políticos enfiados em laboratórios de experimentalismos que, "por acaso", atira muita gente para a miséria ou próxima dela. E isso é ilegítimo porque há uma coisa que se chama "bem comum" cujo objetico é dever grave dos políticos. Mas estes são  bafientos, "jotinhas" (= vindos das classes dos políticos, inexperientes por nunca terem feito nada na vidinha para além de jogos de poder de bastidores, incluindo distribuição e recepção de favores) e que da vida das pessoas conhecem o,ooo%. E pior, que demonstram que se estão nas tintas para essas vidas tão sofridas. E isso é indecente vindo de pessoas cujo dever grave era prosseguir o bem comum em vez de andar a fazer experiências de navegação à vista com implicações a níveis tão fundamentais como o da própria sobrevivência das famílias. Sim, definitivamente: eu teria lá estado se tivesse podido.
Mas, por um mero acaso, deparei-me com este cenário, estas vozes e estes efeitos de luz: surpresa maravilhosa. Que bonito!




Beijinho da Maria

1 comentário:

Rosarinho disse...

Lindo!!!