22/03/2014

Deixar rasto.

Aqui está um homem que deixou a terra e nela cumpriu a sua missão. "Deixou rasto". Era um homem  extraordinário e chorei quando li isto.
http://avenida-liberdade.blogspot.pt/2014/03/o-meu-irmao-fernando.html?m=1
Tenho saudades dele e o mundo ficou órfão de um homem bom que fez tanto por esse mundo, pelas pessoas, pelas famílias, pelo bem.
No Domingo cheguei de Viseu e, numa correria, fui a S Nicolau assistir à missa de outro grande homem, o Chico. Custa me pensar que já não o vou ver mais. Era um homem bom. Com o Fernando, ele tinha muitas coisas em comum. Eu via-os sempre com muita serenidade e um sorriso. Serenidade que me dava paz e um sorriso que me transmitia alegria e confiança na vida. Mas o que eles têm em comum é o facto de, olhando para as suas vidas tão curtas, se concluir que cumpriram a sua missão na terra, partiram mas deixaram rasto, obra feita. E obra grande. Para sempre.
Agora  - servos bons e fiéis - entraram na Vida Eterna com um grande abraço do Pai Deus a Quem confiaram a sua vida e em Quem confiaram tudo na vida. Tudo. Porque eles viveram de confiança e abandono em Deus. Quem teria tantos filhos se não confiasse em Deus?
Será que o mundo ficou mais pobre sem eles? Eu sinto que sim, mas a fé diz-me que não porque a vida deles,  a sua passagem na terra, deixou o mundo melhor do que era antes. O mundo ficou melhor - e mais rico - depois deles aqui terem passado. Mais rico em bens e em humanidade. E foi tão pouco tempo. E por isso eu não posso concluir que, com a sua partida tão cedo, o mundo possa ter perdido. Eu tenho de pensar que o Mundo ficou melhor.
Quantas pessoas aqui andam agarradas às coisas da terra!!!!! Eu sei porque vivo com isso todos os dias, a toda a hora. Ganância. Poder. Riquezas materiais. Dinheiro. Luxos. Matam-se, ofendem-se e andam envolvidas em guerras infindáveis. Estes homens eram homens desprendidos. Fizeram o que Deus quis que eles fizessem nesta terra. E o mundo ficou um mundo melhor. Mais rico. E eles eram homens desprendidos. Mas agora têm a riqueza da vida e da felicidade  Eterna
Quando o Chico partiu para o Céu e nos deixou, a mim serviu-me (marcou-me) o exemplo daquela família cheia de fé e de confiança. Uma família linda de morrer, abençoada com uma beleza exterior que não deixa ninguém indiferente. Mas sobretudo uma beleza que resulta da serenidade e confiança que vi estampada em cada um deles. Em cada um (e são muitos). Serenidade e Confiança. Paz.
A eles - ao Chico e ao Fernando - peço que digam coisas boas de mim a Deus. Porque um dia serei eu. E ando a pensar na minha missão na terra. Que rasto vou eu deixar?
Sim. Um dia vou ser eu.

Beijo da Maria.

6 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada Maria... Palavras muito bonitas ao meu pai... Beijinho grande e que Deus a abenčoa, Filipa

Anónimo disse...

As suas palavras: "Quantas pessoas aqui andam agarradas às coisas da terra!!!!! Eu sei porque vivo com isso todos os dias, a toda a hora. Ganância. Poder. Riquezas materiais. Dinheiro. Luxos." Juizos de valor que me cheiram a uma certa hipocrisia quando praticamente todos os seus blogues refletem que a Maria me parece completamente grudada ao mesmo...

Maria disse...

Anónimo que me chama hipócrita e gananciosa, ... e tudo o resto. MUITO OBRIGADA. Pela sua coragem de anónimo. Não estou a ser hipócrita. Estou a ser sincera. Porque estava ansiosa que dissessem mal deste blogue e de mim. Porque isso é sinal de que começa a ter visibilidade. E isso dá-me um imenso ORGULHO (estou a ser gananciosa agora... ). E já agora: se me conhecesse, diria pior do que disse. Coisas diferentes, mas piores. Sabe? Fiquei bem na fotografia que me fez. A realidade é bem pior . E não há nada de hipocrisias nesta conclusão. É apenas a constatação da verdade. Obrigada por isso. E já agora: eu só tenho este blogue. Os outros "seus blogues" podem refectir muita coisa, mas não são meus. Cada macaco no seu galho e só este galho é o meu (sem ofensa: o macaco ou a macaca sou eu). Para si: tinha sido mais elegante ter assumido o seu nome e não desancar-me como "anónimo" que eu não sei quem é nem quais são as suas motivações. Como calcula, entrou-me a cem e saiu a 2.000. Se é que chegou a entrar... Com as costas largas que eu tenho, é difícil. Dei-me ao trabalho de responder porque isto é uma viragem - finalmente!!!! - neste blog. ALELUIA!!!!

Maria disse...

Querida Filipa, o seu Pai era- é - um grande homem. E deixou na terra aos seus filhos e aos filhos dos seus filhos o aos filhos destes e às gerações seguintes um legado. Que vale mais do que todos os legados deste mundo. Beijinho muito grande. Conte com as minhas orações por todos.

Margarida disse...

Querida Maria, obrigada por este texto e pela homenagem ao meu pai!! um grande grande beijinho

Maria disse...

Querida Margarida!!! Fica na memória o exemplo de toda a Familia. Grande família! Um beijinho cheio de carinho!