09/11/2011

A receita da Leonor e a Luísa



   


Queridos Amigos,

Ontem muita excitação. Uma das minhas irmãs que vive fora ficou na minha casa. A minha primeira ideia estava clarinha: "vou fazer-lhe um jantar especial". Todos muito contentes (as saudades são muitas) embora eu com um nervosinho miudinho (veio de visita, é certo, mas para uma intervenção cirúrgica). O tempo não era muito mas queria levar avante o meu propósito de fazer um jantar especial.
Gosto imenso de experimentar coisas novas mas quando vou às recitas dos chefes nunca as posso fazer porque, à última da hora, faltam sempre ingredientes (ou funcho, ou cominhos, os estragão, ou cebolinho ou qualquer uma dessas coisas que não costumo utilizar ou que não tenho sempre em casa). Não vos acontece isto?
Aqui deixo a receita da minha amiga Leonor que é tão-boa, quanto-simples, quanto-óptima, quanto-saudável, quanto-nos-deixa-sempre-ficar-bem, quanto-se-pode-fazer-sempre-indedependemente-dos-ingredientes-que-tenhamos-em-casa.
É assim que eu faço:
Ligo o forno no máximo. Num tabuleiro de ir ao forno, coloco os legumes que tenho em casa, independentemente da textura e sabor: couve-flor, qualquer couve grosseiramente cortada, alho francês, cebola cortada às rodelas, cenoura fatiada (fatiada fina porque demora mais tempo a cozinhar), courgettes (não precisam de ser descascadas), beringelas (também não precisam de ser descascadas), pimentos, cogumelos  …, o que tiver. Tempero com sal grosso e azeite. Como gostam, acrescento ervas aromáticas e pimenta (rosmaninho fica muito bem). Vai ao forno (pré aquecido). Durante o tempo de assadura,  mexo um pouco.
Hummmm! Que bom!
Fiquem bem,





P.S. - bem vos queria deixar aqui a fotografia do meu tabuleiro (estes são da internet), mas conseguir isso ainda vai demorar um tempinho.