07/05/2015

Um beijo ou dois beijos?

Preciso de conselho sobre este assunto. Urgente. Quem puder ajudar, diga!
Há quem ache uma possidonice cumprimentar as pessoas com dois beijos e considere isso um atentado contra a boa educação que sela logo a pessoa como uma genuína parola. Há quem diga que em Portugal sempre se deu um beijo e que dois beijos é importado de França e só os parolos é que se cumprimentam com 2 beijos.
Fica-se carimbado com 2 beijos. É-se um parolo e pronto.
Certo que é a pessoa mais velha ou mais importante (ou a senhora) que determina a forma como se deve cumprimentar.
Ora é aqui que a sopa se entorna toda. Uma pessoa dá-nos a cara (salvo seja) e ficamos sem saber se lhe damos a outra face (e ficamos carimbados como parolos)  ou se nos ficamos por um beijo (e somos gente com os mínimos de boa educação mas capazes de deixar a outra pessoa com a cara pendurada à espera do 2º beijo). Nunca ficamos bem porque nunca sabemos o que a outra pessoa vai fazer e se vamos ficar nós pendurados ou ela.
Em, geral, a minha geração é de 2 beijos (somos os parolos) mas a geração mais nova  é de um beijo. Mas depois verifico que há uma geração mais nova e desempoeiorada que se cumprimenta com 2 assumidos beijos. E nunca sabemos em que ficamos: 1 ou 2 beijos?
Aquela sensação de dar só um beijo e a outra pessoa ficar com a cara pendurada?
Ou aquela sensação de obrigar a pessoa a voltar com a cara atrás porque ficamos nós de cara à espera do 2º beijo?
Ora aqui está a minha questão existencial: 1 beijo ou 2 beijos? Quem pode ajudar?

2 comentários:

Anónimo disse...

Eheh muito bom...who cares? Se isso nos contase do berço de alguém..ou da sua essência..mas não conta, nada nadinha. Em casa, entre nós sempre demos 1, mas para fora sempre fomos educados a ter em atenção as outras pessoas e nunca deixar ninguém pendurado. Antes nós, é chato, mas preferível à falta de caridade que é deixar alguém pendurado para não ser "parolo", que por sua vez é um conceito interessante em abstracto, mas muito vazio no concreto ;) Quem é seguro do que é e não do que quer ser, dá 2, dá 1 e às vezes nenhum, porque sabe que nada disso diz coisa alguma sobre si.
Em Espanha dão 2 também.
um beijinho grande
catarina nicolau campos

Maria disse...

:)