25/05/2015

Óculos de Sol. Novas formas.

Em matéria de óculos de sol podíamos escrever um tratado que, para mim, começaria pelos óculos de sol do meu avô, com os quais eu não me lembro de o ter visto, mas que lhe pertenceram. As lentes amarelas completamente redondas com as armações em metal, assumidamente metal.


Depois ficaram na memória alguns óculos icónicos. Alguns permanecem e só para dar alguns exemplos que têm piada, aqui fica:

1. Os grandes que a Jackie O. usou e que inspiraram a Ray-ban que lhe deu o nome.
2. Os "cat-eye" da Gace Kelly e da Brigitte Bardot
3. Os imortalizados pela Audrey Hepburn da Oliver Goldsmith  que ainda hoje se fabricam com o nome Audrey e que encontram à venda na Farfech (infelizmente parece que só no site do Brasil), mas que também inspira um modelo da Celine e muitos outros de outras marcas.
4. Quando vejo o modelo da Persol não consigo esquecer-me da imagem maravilhosa do Steve MacQueen e do seu perpétuo estilo casual-chique, fonte de inspiração para todos os homens!
Neste momento em que escrevo, estão a fazer caminho os óculos retro mas em formato contemporâneo, que às vezes nos transportam para a ficção cientifica ou para o tão próximo ciber espaço.
O que me parece mais interessante é que as formas são mais estilizadas mas diretamente retiradas das clássicas.
Estes são da Dior

Sem comentários: