15/04/2013

The Selby. Todd Selby.Adoro este homem.

Queridos Amigos,
Talvez já o conheçam. Fotógrafo, jornalista, (blogger?), mas o talento em pessoa.
Este homem tem uma capacidade ilimitada de me surpreender. Pelo melhor que há e se tenho de o descrever nem sei como e teria que passar por alguma coisa como "bom demais" ou "único".
Desde as fotografias para a Loewe até ao filme promocional da Zara que só passou no site (a Zara não faz publicidade). Como ele pega no "archivist" e nos leva para os armazéns da Coach numa perspectiva única e absolutamente fabulosa que nos faz estar lá, pelo olhar dele.A viagem que ele faz de comboio de Paris a Xangai para a Louis Vuitton e que passou a ser mote da Casa e que ainda se encontra no site da marca, numa ode à jornada que é uma viagem que nos transforma e que transforma o mundo por nós, no fundo: a vida de cada pessoa.
As imagens que nos colocam na fábrica do Senhor Louboutin entre milhares de formas de sapatos e de  máquinas, sem esquecer o próprio sentado "no" pedestal do seu escadote alto absolutamente isolado, absorto no seu processo criativo de sapatos únicos e surpreendentes que, depois, se (con)fundem com a confusão da fábrica.
Ele é um fotógrafo que capta as pessoas no seu ambiente, no seu quotidiano e, sobretudo, naquilo que são, desde dentro, em imagens absolutamente apelativas a que não conseguimos deixar de olhar. Que nos prendem. Que suscitam o nosso interesse mas nos dão respostas. Seja para as marcas de luxo, seja para fotografar um casal "da rua" absolutamente normal e corrente. Deixa sempre a sua marca que é a marca das pessoas nos seus ambientes e naquilo que são, captadas pela sua lente e pelo seu olhar único. E é sempre assim. A vida corrente e os ambientes das pessoas. Mesmo quando estão em causa as marcas mais exclusivas. Porque, no fim, é sempre de pessoas que se trata.
Um deslumbramento. Uma compreensão única da Natureza Humana, da sua condição e a sua "captação" de uma forma sublime. Um tratado de Antropologia e muito mais num punhado de fotografias e num incomensurável talento.
Graças a Deus existe gente com tanto talento. Adoro este homem.
Encontram-no aqui. Mas em muitos outros lugares também. E quando isso acontecer, vão reconhecê-lo. Simplesmente porque ele é único.


Este "mimo" (um tratado!) que ele escreve AQUI no final das fotografias em colaboração  com a Loewe:
Um tratado que eu gostava de ter escrito. Que é TUDO o que eu penso. Que eu SUBSCREVO. Em que eu  vou pensar e pensar e pensar:



"Algumas verdades fundamentais sobre o luxo
Luxo é a aceitação daquilo que você é.
O luxo é a verdade.
Requinte
Valores adequados 
Modéstia
Cultura
Domínio do tempo.
Não há uma relação directa entre moda e luxo.
Quando a moda se torna luxo é o máximo
O silêncio é o maior poema que eu conheço."
....,....,.....

UUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAUUUU!
GRANDE LIÇÃO!
Que homem este!
LOVE YOU TODD SELBY!

Beijinho da Maria, simplesmente ... fascinada.

Sem comentários: