23/04/2013

Algo absolutamente inesperado. Cruzei-me com estilo Prada na ... Oysho!





Queridos Amigos,
Sim. Eu sei que sou uma desnaturada e que tenho pendentes os passatempos deste blog e, sobretudo, a indicação do/a vencedor/a do último passatempo. E a culpa é 100% (=máximo/ exclusiva) minha que ando com a cabeça cheia de trabalhos. Só espero que me desculpem e fica aqui a promessa de que isto vai ser resolvido esta semana!
Hoje vim aqui dar umas ideias.
Às vezes acontecem-me coisas surreais e queria contar uma coisa em que ninguém acreditaria: cruzei-me com o estilo Prada na ... Oysho!
A Oysho é uma marca de roupa interior e eu sou fã é dos pijamas. Tem tecidos absolutamente maravilhosos, ultra confortáveis e macios, lindos e queridissmos que apetece vestir e saltar para a cama! Dormir com uma camisa ou um pijama giro, querido ou fofinho - e confortável! - é tão diferente de dormir com um que já passou pela primeira guerra mundial ... Só que a Oysho de vez em quando aparece com umas coisas girissimas que não são pijamas nem roupa interior. No Inverno passado eram uma galochas com laços de gorgorão que adorei.
Mas agora fui lá encontrar ... "inspiração" Prada. Umas sandálias que são de pele e a um preço de menos de 30€. São super confortáveis, são elegantes, têm a cor do salto igual à da parte de cima. Gosto imenso delas e não é por serem "inspiração" Prada. Além disso, eu não gosto de marcas à vista. Isso é mais para gente da bola que traz os G's da Gucci no cinto, os A's da Armani nos jeans, o logo da LV na mala e nos sacos e a camisa de certezinha que também tem as letras ou o logo das marcas mais caras. Para não falar dos quilates nas orelhas e no pulso / relógio.  Só que eu amo de paixão tudo o que a Miuccia Prada faz, ela diz que não é artista, mas, além de ter um sentido de humor que me deixa absolutamente rendida, está sempre à frente do seu tempo e tem sempre a capacidade de nos surpreender. Este formato de sapatos não é de agora. Os primeiros sapatos de plataforma foram criados no início do século passado por um senhor que se chamava Salvatore Ferragamo e que muito cedo começou a calçar os pés mais famosos e que tinha, para cada uma das suas clientes, uma forma dos seus pés em madeira! Mas a Miuccia Prada foi repescar este modelo. O Senhor Manolo Blatnick simplesmente não gosta de plataformas e nunca veremos sapatos dele com cunhas ou plataformas. Eu gosto. Nos anos 70 eram um must e as raparigas ultra estilosas, no melhor estilo hippy, adoptaram-nas, essas sim, assumidamente de corda e informais. Lindas! E gostei muito destes da Oysho porque me lembraram os sapatos que o Senhor Ferragamo criou no início do século passado, os melhores Prada de agora e a um preço absolutamente imbatível. Além disso, eu acho-os elegantes, ao contrário dos que andam por aí nas low cost, com esta mesma "inspiração"e cuja maioria tem o salto em madeira ou corda que, nesta cor e modelo, lhes tira completamente a identidade. Ou então têm umas plataformas que parecem umas andas e eu só de pensar que se se torçe um pé com aquilo, deve-se partir o osso em, pelo menos, dois sítios... (além disso, devem ser pensados com os pés em vez de com a cabeça: reparem bem qual a base desses sapatos e vão ver que a diferença com patins em linha é de uns míseros centímetros. Porque será: maldade ou falta de pensamento, heim?)
Pois uma mulher quando se encontra assim com Prada numa Oysho até abençoa o Amancio Ortega  mais a sua filha e a sua neta e, já agora, a sua fortuna. Com um senão, embora seja ali da Galiza onde quase falam Português,  o homem é mesmo Espanhol. Ou seja, devia ser era mesmo do lado de cá da fronteira.
E mais uma coisinha que me agrada muito: ao contrário do que andam para aí a dizer, o Grupo Inditex cada vez produz mais na Europa, Portugal incluído. Nunca mais vi em nenhuma loja do Grupo (Massimo Dutti, Zara, Oysho, Uterque,...,...)  uma etiqueta a dizer "made in China" o que, para mim, é uma imensa mais valia. Ao contrário da BCBG (imaginem!) em que continuo a ver muitas coisas feitas na China... Dizem as más línguas que o Grupo do Amancio Ortega (Zara e companhia) terá deixado de contratar fabricação na China porque eles iam por trás, copiavam tudo e punham à venda por metade ou menos do preço. À custa - todos sabemos - das condições infra humanas em que trabalham aqueles desgraçados (lembram-se do filme "biutiful" com o Javier Bardem?o problema é que não é só o filme, o problema é a realidade). No caso da Prada, por exemplo, a única coisa que é fabricada na China são uns sapatos desportivos porque os chineses têm uma tecnologia que consegue fabricar a sola por um terço (ou menos?) do peso do que eles conseguem na Europa. Mas isso tem a ver com tecnologia e não com exploração humana. 
Isto está a ficar um autêntico testamento. Mas já agora, uma ideia: camisas brancas compridas com calças skinnys: talvez seja uma boa ideia para as mais cheiinhas conseguirem um figura mais estilizada. Que tal?
Vamos ver?

(esta unha não é mal pintada, é mesmo porque me caiu ali ... uma tampa de um tacho. Na altura vi estrelas e  agora ficou assim... Podia dizer que me caiu em cima uma coisa mais romântica ou mais chique, mas foi mesmo o raça da tampa de um tacho. Vá lá que não estava quente)















A cor de unhas desta estação: branco! Este da Essie (no El Corte Inglés)






Camisa: Zara Studio de há colecções passadas. Calças e chapéu: Zara. Sandálias: Oysho. Pulseiras: José Rosas & Companhia (Porto), Massimo Dutti e Bimba & Lola.  Relógio:  Rolex. Carteira: Stella McCartney (da Loja das Meias). Os aneis: das minhas Avós.


Kisses e boas inspirações. Já sabem que podem sempre contar comigo se quiserem fazer alguma pergunta à qual eu possa responder!

Sem comentários: