26/04/2012

O regresso à origem: as "Boas Maneiras" pela boca e ao som da Maria de Vasconcelos!


Queridos Amigos,

Maria de Vasconcelos: miúda gira e muito estilosa. E agora chegou um disco dela que é maravilhoso, ultra didático e que já está quase em disco de ouro: "As Canções da Maria".

Uma das músicas chama-se "Boas Maneiras". Prova, provadinha que o regresso às origens está na ordem do dia!

Ora aqui ficam as regras de boa educação cantadas numa canção levezinha e amorosa!
Mas quando a ouvi pela primeira vez, pensei logo ir a S. Bento, a uma casinha muito grande que chamam Assembleia da República, e entregá-la ao Porteiro com indicação de que a pusesse a tocar durante todo o dia. Sem parar. Assim ia entrando o conteúdo naquelas cabecinhas pensadoras, que dizem que são os mais altos representantes da República. Bem sei que são cabeças de muito conteúdo e, por isso, carapaça dura. Mas eu pensei que, como "água mole em pedra dura tanto dá até que fura", lá ia isto entrando, aos pouquinhos. O que acham?
Bem, eu acho que era útil. E estou-me a lembrar de que seria mesmo muito útil para um daqueles seres que - não sei porquê! - cada vez que fala, me faz lembrar as peixeiras na praça a discutir e não consegue falar doutra maneira sem ser a agredir e assim aprendia a dizer o mesmo mas com boas maneiras. Era mais eficaz e fazia melhor figura ou, pelo menos, não fazia aquela figura triste. 

Boas maneiras! Mais um regresso às origens, ao vintage. mais: ao verdadeiramente importante
É que "não custa nada ser bem educado. Aqui e em todo o lado"
A minha mãe ensinou-me uma coisa que eu acho que resolve todas as questões das boas maneiras e da boa educação: ser bem educado é fazer a vida agradável aos outros e todas as regras de boa educação e de boas maneiras têm aqui a sua justificação. É por isso que os talheres que se usam com a mão direita se põem à direita na mesa e os da esquerda no lado correspondente: porque assim é mais fácil para a pessoa que se senta pegar nos talheres (estamos a pensar nos destros, não canhotos) e também é por isso que se serve à mesa pelo lado esquerdo: é mais fácil, considerando que a pessoa se serve com a mão direita. E também é por isso que os homens deixam passar as mulheres á frente nas portas e, nos passeios, vão sempre de lado de fora (excepto se estiver a chover que vão do lado de dentro). E os homens sobem as escadas à frente das mulheres. Mas se for a descer já vão eles atrás. Ora pensem lá porquê...
Quando um rapaz se põe do lado de fora do passeio, isso diz muito bem dele próprio e percebe-se que é bem educado.

Quanto a esta música: concordo com tudo, tudo, tudo. Esperar por todos antes de começar a comer? Sem dúvida! Só dispenso aquela do "bom proveito" antes das refeições (até acho que é um bocadinho possidónio, mas também não me quero armar em parvinha, nem dondoca armada em queque ou betinha como se diz agora).


Ora vamos lá a pôr este País bem educado! Não custa nada.
Boas maneiras: "fica sempre bem. Aqui em em todo o lado."
Com crise. Sem crise.
Mas se for com crise, ainda mais, porque se leva melhor assim!




Beijinhos da vossa Maria. Desta vez com deferência e boa educação.

Sem comentários: