23/04/2012

O batom certo, a mala 2.55 da Chanel e a mini saia ou saia curta e ... outras histórias

Queridos Amigos,

Fui ver a Branca de Neve (Título: Espelho meu, espelho meu) e não percebi se o filme é bom, mau ou só assim assim.
Porque estive o tempo todo MARAVILHADA, FASCINADA com as roupas, os adereços, os cenários, a maquilhagem da Branca de Neve a da Madrasta, as rendas, os bordados dos vestidos, os volumes, as formas, os materiais luxuosos,...,.... Os cenários de fantasia que só aparentemente nos transportam para  o mundo do fantástico infantil e com o fabuloso e inesperado final.
 Que tara de look da Branca de Neve com aquela calça-saia que usa quando vai viver com os sete anões e que está tão na moda agora mesmo. Que look! Há-de vir para aqui, sim.

Assim como a maquilhagem da Branca de Neve de efeito "cara lavada" que, no final, é completada com a pintura dos lábios dela por um dos anões com .... um morango e que ficam dessa cor apetitosa e a brilhar. Efeito cara lavada, branquinha, mas saudável, com as maçãs do rosto levemente acentuadas com um efeito quase infantil e aqueles lábios pintados de vermelho morango / maçã. Que bonito!
Apetece por-me em frente ao espelho e experimentar isso na minha cara e na das minhas amigas.
Adoro este efeito minimalista mas ultra sofisticado de uma cara sem mais nada (que se note) para além de um batom vermelho naquele tom certinho de morango / maçã. Nem mais acima, nem mais abaixo. Cara da Coco Chanel que se maquilhava exatamente assim. Da Audrey Hepburn, num estilo que eternizou e a que acrescentou aquele maravilhoso eye liner.
O tom deste batom é o do Chanel clássico que eu penso que deve ter um 5 no número (como o perfume, o Chanel n.º 5, como a icónica  mala 2/55, assim chamada porque foi criada em fevereiro de 1955). Não sabem qual é? claro que sabem. É esta:
A inicial

E os modelos que se lhe seguiram

Estas carteiras foram pensadas pela Coco Chanel a pensar na necessidade das mulheres modernas e fê-las com uma separação central e vários bolsos por dentro para a arrumação.
Era em 1955 e as senhoras tinham tempo para arrumar as malas. Ela continua a ser feita assim, tal e qual, e a ter listas de espera intermináveis. Nunca deixaram de se usar e vender-se todas, em todas as cores e materiais, desde pele a tecido e outras aplicações.
Mas se fosse hoje, como é que a Chanel resolveria o caso de tantas mulheres que enfiam tudo para as malas e depois, quando o peso se torna insuportável, descobre-se lá cada coisa que só visto? Vai-se pondo, pondo, ponto, o marido aproveita-se e guarda as chaves, a carteira, os filhos põem o telemóvel. às vezes torna-se o saco da família. E não percebo porque é que todas as malas têm sítio para telemóvel, mas nunca o metemos lá e quando toca nunca o encontramos! Alguém me sabe explicar isto? É que somos todas iguais. Todas, com algumas excepções, poucas. Mas eu sou demais. O que enfio na mala é exatamente proporcional ao seu tamanho. Quanto maior, mais leva.

Mas este testamento é para eu explicar a questão das mini saias e das saias curtas. Eu não vou contar aqui a história da mini saia e da Mary Quant que isto vai longo e estou a acabar o tempo de almoço que tinha.Já aqui falei que não uso e muitas vezes as pessoas não percebem por quê, não entendem isso e, nas lojas, gostam muito de me "impingir" as saias curtas que por lá pululam: que me fica bem, que me faz mais nova, que se usa, blá, blá, blá....

Mas a explicação para as saias curtas ou mini saias é muito mais simples do que a história dela e resume-se a isto: não uso mini saia porque atrai sobre mim as atenções pelas piores razões.
É só por isto e por mais nada.
Mas a escolha do tamanho certo das saias e das calças esse - sim - tem muito, muito que se lhe diga. E isso, sim precisa de um post inteirinho neste blog. Uma saia pode ficar ridícula / careta por estar demasiado comprida ou vice versa. Tudo depende do que se usa, da forma (da saia e do copro) e do material de que é feito. Isto merece um tratado porque a elegância é feita mesmo destas coisas que parecem pormenor, mas não são, são muito importantes e fazem toda a diferença. Para mim, das coisas mais difíceis que há é marcar a bainha certa para umas calças.

Era só isso que eu queria dizer.
Irra! tanta conversa para isto???
Ora vamos lá enviar comentários a criticar este blog! Mais síntese que temos mais que fazer!
Ora vamos lá dizer mal.
Entretanto, um beijinho da Maria, no formato chique, francês, do Bisou!

Sem comentários: