15/01/2012

Namorar.

Queridos Amigos,

Aqui fica a "casa “que encontrei na semana passada junto do Saldanha.
Foi numa manhã levada da breca.
Não interessa agora as razões, estava há vinte minutos numa reunião com um grupo algo alargado de pessoas que representávamos três entidades diferentes, no pátio de um prédio junto ao Saldanha e alguém deu conta que estava ali mesmo um homem no chão. Eis o senhor Manuel, que dorme ali e ali vive, não sei há quanto tempo. Recentemente vindo do hospital no final do ano, lavado e alimentado, mas sem deixar que lhe fizessem mais nada. Não se aguenta em pé e ali passa o dia deitado. Que é do Alentejo, perto de Serpa, mas que está aqui melhor porque lá não tinha "nada". Que aqui tem tudo o que precisa e que agora só queria água. para lavar a cara e as mãos. mas não quer nada mesmo? dinheiro? o que posso fazer por si? tem tudo o que precisa. só quer mesmo água que é o que lhe falta. mas não lhe falta mais nada? nada. tem tudo. só queria água.Discurso perfeitamente coerente, perceptível, a responder a todas as perguntas, mas percebi que não via quase nada.


Lavada em lágrimas e a chorar compulsivamente, voltei para a reunião. Que se lixe, verem-me assim. Lição a do senhor Manuel que tem tudo sem ter nada e que só precisava era mesmo de água.
Ele ali com tudo e sem nada e eu na urgência de lhe encontrar uma porta para a entrada num mundo melhor para onde penso que está à espera de partir. E estou mesmo a falar-lhe da alma porque do corpo... ele não quer sair dali. E já tratei disso, logo naquela manhã.
Desassossego total e dou de caras com esta casa que é um restaurante. E jurei ali mesmo que ali iria com o meu homem. Logo de seguida, na mesma rua, tropeço num espaço maravilhoso, de design, convidativo, diferente, ultra moderno, portas abertas que podia ser tudo, mas que tinha … carros … um porsche, um maserati, um lamborghini, sei eu lá que mais. Não resistimos e entrámos. Puro luxo, sedução, atração. Deste espaço, que podia ser um hotel de charme, um bar, um restaurante, uma discoteca (e sei eu lá que mais), hei-de falar aqui. Que muda de cores e de ambientes e ... que abriu em plena época de crise, em junho do ano passado.

E dali vim a pensar que não consigo entender este mundo de contrates e que não me entendo a mim própria que choro e sofro e logo me deslumbro. como é possível isto nesta cidade que tanto amamos? E lá vim a pensar que o luxo é preciso para salvar o senhor Manuel (não este que não quer nada, mas os outros, desta vida, que andam mesmo a passar mal) da fome. Não interessa como, mas pensei nisto. E vim em paz porque, depois de pensar em quem fez este mundo, também lhe há-de dar direitura, um dia, nem que seja lá para as calendas.  Vim em paz mas não sossegada. Sossego não hei-de ter nesta vida. E todos os dias a pensar no senhor Manuel, em ele ter um mundo melhor do que aquele em que tem tudo o que precisa menos água.
E lá fui com o meu homem, jantar a este restaurante tão giro que é uma casa e em que se pode jantar na cozinha, na sala, no corredor, na despensa, num quarto. Pode conhecer mais
aqui. À Parte - Cozinha com modos, na Av. Defensores de Chaves, 14 C em Lisboa (Saldanha)
Porque é preciso namorar. Porque é preciso ser feliz, porque esta cidade precisa, porque as pessoas precisam. Porque a vida pode ser romântica.












E já agora só dizer que andava aqui ataviada com uma calças de ganga remendadas, de fim de semana (estilosas, hem?, não de indigente! discretas .... acho eu ...) e resolvi dar a volta e pôr-me assim, para jantar J
Quem vir até ao fim tem uma surpresa de ... sapatos!!!! Encontrei-os. Lembram-se que andava à procura de uns pretos? Estes estavam mesmo à espera dos meus pés.
O vestido é da Zara mas é de princesa, da futura rainha de Inglaterra (que tem um igual ao meu e não a inversa porque, quando a princesa apareceu com o vestido, ele despareceu das lojas do mundo inteiro!). Lembram-se de eu ter escrito aqui que a Zara não faz publicidade? Querem saber porquê? Porque, com princesas destas, não prescisa…








Os sapatos!!!!

Como não se vêem na fotografia, merecem uma maior porque estiveram este tempo todo à minha espera até ao "fimzinho" destes saldos maravilhosos, na Loja das Meias.
Fendi. Não são os melhores do mundo. Mas ... para lá  caminham. Isso sim! :)



Esta posição foi mesmo copiadinha daquela fotografia dos "manolos" que aqui mostrei!!!
Que tal?
Kisses
Maria

1 comentário:

Cuca disse...

Hola Maria
Me gustan tus relatos.
Me gustan tus comentarios
Es preciso "namorar" como tu dices. Aunque a veces llevamos tantos años juntos que nos parece que ya no somos capaces.
Una idea, me la dió mi hijo de 13 años.
Pregunta cada dia, ¿cuales son las cosas buenas, lo que más me gusta, del hombre que está a mi lado?
Estoy en ello.
Besos Cuca