16/03/2013

Veja a diferença: bom gosto e azeitada. Com todo o respeito.

Queridos Amigos,

Hoje apetecia-me escrever sobre um assunto que interessa a muitas mulheres, uma confidência da minha vida, mas agora deu-me  mesmo foi para isto.
Para já estou com um torcicolo que foi aumentado todo o dia e agora estou aqui que não posso voltar o pescoço, pegar em pesos, quase entrevada, Se alguém souber como isto passa diga-me.
O assunto de que eu ia falar vem para depois.
Agora estava a pensar que a moda  tem SEMPRE subjacente uma concepção da própria natureza humana. Uns respeitam-na. Outros não. Os grandes costureiros - os de "eleição"  - são criadores de elegância. Outros são bregas e foleiros.
Os que têm categoria, bom gosto, assumem uma concepção da  natureza  humana de um profundo respeito por aquilo que é e pela sua dignidade. Por isso  são  criadores de beleza. Outros, simplesmente: não. Mas estes são infinitamente menos do que aqueles e eu não conheço um único dos grandes costureiros que não seja criador de beleza, de arte e, para mim, isso é que é  moda,
Ora vamos lá com exemplos práticos que eu não gosto de coisas teóricas que deixam dúvidas,
Vamos  lá ver
o caso do Valentino:
Aí está porque é que esta casa - e o seu criador que já está retirado - é de costureiros de eleição: criadores de beleza e de elegância. 
A propósito destes "jumpsuits", a casa Valentino diz: "a característica única da peça  é que ela desliza no corpo sem o revelar, a sensualidade está presente sob as linhas bem definidas."
Vamos ver:




Agora vamos ver a ... Fátima Lopes (a modista). Não precisei de ir longe porque, neste caso, "cada escavadela cada minhoca" e bastou-me ir à colecção que está aí (S/S 2013) para ir buscar o paradigma do mau gosto e do estilo brega e rasca. Com todo o respeito que me merece e não sei qual é a vossa opinião, que eu respeito profundamente. O que eu tenho pena é que seja uma Portuguesa o meu paradigma do mau gosto e do estilo rasca e de má qualidade, incluindo sobretudo na parte da costura. Um símbolo daquilo que eu NUNCA usaria. Tecidos coleantes, sem estrutura, colados ao corpo, mal costurados, as costuras cheias de repuxos ao pior estilo e tudo esturnicado, vai-se lá saber porquê.  Se calhar não lhe chega é o dinheiro para bons tecidos. Mas sei lá, comprava um bocadinho mais e não repuxava tanto.Eu própria acho que fazia isto na costureira de campo de ourique que me faz os arranjos e sem tantos repuxos de tecido. Vejam lá este mimo de gosto no mínimo duvidoso a que a "modista" Fátima Lopes chamou "Luxuriant Paradise" (não sei onde está o Paradise, mas o luxuriante, é mesmo a definição quando o que ela faz é tecido escondido com o corpo à mostra e mal feito): É que não é só questão de mau gosto, Um curso de corte e costura também era uma necessidade imperiosa.
E olhem-me só para isto. Palavras para quê? Basta VER:

 Brrrrr! Uma tira de tecido a meio das pernas ...  Não podia cair pior no peito. Um verdadeiro HORROR de cima abaixo.Coitadinha da rapariga que está com um ar tão infeliz. Nesta figura quem é que não estava, heim?

Mas há mais "mimos":
 Quanto mais esturnicado melhor.  eu sei que tentou fazer drapeados neste vestido. mas  reparem na costura de lado e vejam este "primor" cheio de refegos. E quem usa aquela racha acima da perna?  Estilo de esquina. Mas sobretudo é "estilo de engate" ou "estilo de caça". Dá um passo e vê-se tudo.Tirou-lhe  a roupa interior para ir logo directo ao assunto. Não podia ser mais rasca. E, além de ser de engate, é muito horroroso. Tão pouco tecido para um padrão tão grande. Que lhe deu na cabeça? Foi o primeiro que apareceu ou quê? Tecido escondido com o corpo à mostra, directa às partes que interessam no melhor estilo de filme porno. Ou estilo "convite ao engate rasca".

 A quem é  que isto fica bem? A moça tem o peito em cima do estômago ou é só efeito óptico desta "maravilha" de tecidos coleantes  e repuxadinhos? É horrorosa  a distância que existe entre o sovaco e o peito e este e a cintura! Uma pessoa olha para isto e até pensa que a moça é mal feitinha ou que sofreu o efeito da gravidade, mas sem ter 70 anos. Defeito dela (erro de casting?) ou o vestido está mal feito? Em qualquer caso: um HORROR.

 Nunca vi um costureiro de bom gosto a fazer isto. Aliás era coisa que eu própria fazia em meia hora com o seguinte material: duas gravatas velhas e umas cuecas de gola alta. Num instante. Destino: caixote do lixo ou estiqueta "Fátima Lopes"?

 Ideia brilhante: mostrar a protuberância da barriga da rapariga (que não deve ter mas o vestido está tão bem feito que a evidencia mesmo assim) com um guardanapo ao pescoço que era escusado porque não há tecido para sujar. E é mesmo um bocadinho saloio. Na minha modesta opinião, claro. Quanto ao vestido: um HORROR e um SUSTO.
Ainda bem que não vejo ninguém nesta figura. No meu caso, sinceramente, fugia a sete pés! Irra!
Acabamos com beleza. Valentino! Sempre!




Beijo da Maria.

9 comentários:

Fernando Vouga disse...

Olá prima

Tem carradas de razão. Essa Fátima Lopes é um bluff. Se a deixassem, andava tudo nu, a começar por ela.
O seu grande problema, é ter de colocar algum pano por fora das "piquenas" que fazem os desfiles.

Unknown disse...

Os macacoes são lindos de morte!!
Fátima Lopes (cof cof), um horror! Desde a cor a forma. ;s
Beijinho

Maria disse...

Fernando! Grande comentário. O N. e eu já nos fartámos de rir!!!! "Se a deixassem andava tudo nu a começar por ela"! BOA! :) :) :) :)
Rosarinho: bem vinda que sentia aqui a tua falta estilosa!

Anónimo disse...

A linguagem não pode descerao nível da desgraça da senhora que criou os modelos. Só assim farei like ao BOlg... Bjs,

Maria disse...

Obrigada querido anónimo que não quer fazer like ao blog! Pode sempre fazer like a outros blogs que não descem tanto de nível como este. Mas por favor venha aqui sempre criticar, sim? Eu agradeço!

Anónimo disse...

O vestido com a barriga feita por ela foi mm o pior...
Luísa

Nádia disse...

Ainda bem que não me dá para ir ver Fátima Lopes, nem no site, nem ao vivo, que com certeza morria com estas vistas! Nunca gostei das roupas, do estilo e da personagem, é tudo demasiado descascado e sem classe para o meu humilde gosto!

Há pessoas que crescem e nem se percebe porquê, Portugal tem designers com carradas de bom gosto e esta "parolinha" a apresentar coisas destas lá fora!

Muito oportuna, Maria, sem dúvida! Gostei de a visitar de novo! :)

beijinhos, Nádia
My Fashion Insider

GIVEAWAY – voucher 50€ M.A.C!

Maria disse...

Li: o pior? Primus inter pares. Ou o pior dos piores?

Maria disse...

Nádia OBRIGADA pela sua visita! Vou visitá-la também!