21/03/2013

Ontem comoveste-me, mas fintei-me. Não volto a chorar em público.

Querida,
Tu tens aquele direito à reserva da tua intimidade que eu não tenho direito de violar. Mas que interessa? Ninguém sabes quem és tu e também ninguém te conhece. E eu também sei que não te conheço bem, mas que te quero conhecer melhor. Ontem, finalmente, percebi que eras "bem nascida". Porque me contaram isto.
- Mãe sabe que afinal não fui (...) . Fui ao cemitério. 
- Sim? fazer o quê?
- Fomos ao Padre Guedes.
- ...
- Aquilo está muito bem. Fizeram uma cruz com dois bocados de madeira e tem dois jarros com flores, um de cada lado.
-...
- A mãe tinha-me dado 10 euros para carregar o passe, mas eu carreguei com 5€ e fui comprar 2 flores para lhe pôr no cemitério
- ...
- Fiz bem?
Percebi ontem que eras "bem nascida" porque, como diz o povo da minha terra és bem agradecida.
Sim! É verdade! E vi - vi "com este dois olhos que a terra há-de comer" - o Padre Guedes a olhar para ti e para a I., com aquelas mãos cheias de rebuçados, dos que costumava dar, sabes? E vi-o a olhar-vos às duas com aquele sorriso de carinho no cara.
Ontem comoveste-me, mas eu fintei-me. Eu fintei-me e não chorei. Não choro mais em público e, além disso ...???? Contente! Porque nos guardamos uns aos outros, porque não nos esquecemos dos outros, por todo o bem que lhe temos de agradecer e que nos fizerem e que NUNCA nos vamos esquecer.
...Bem nascida! --- cresceste depressa de mais. Pelo menos é o que a tua mãe diz. Eu não sei se é verdade. Ou se tem de ser mesmo assim.

Sem comentários: