14/12/2012

Hoje ABRIU mesmo!

Queridos Amigos 
Hoje vou para Paris e desconfio que não  vamos partir a horas. Desconfio. Logo conto como foi.
Mas hoje tinha  mesmo de ir  lá. Confirmar aquilo que é mais do que uma convicção, uma certeza que eu tenho: os Portugueses são muito bons no que fazem e o que fazem, fazem muito muito bem.
Há  duas semanas os meus Colegas passaram lá e disseram que não ía abrir.  A Sonae disse que abria hoje.
Estive lá ontem, pensei que não ia abrir.
Mas abriu!
Era esta a inauguração que eu tenho falado neste blogue!

A Sonae abriu um Continente na Av Praia da Vitória / Defensores de Chaves, em pleno coração de Lisboa.  Com estacionamento para ambas as ruas. Um supermercado fabuloso com 1400 m2. Fabuloso.
Que vai servir aquela zona toda. E fazer negócio? Sim. Sem dúvida. Negócio. Mas um serviço público.  Não havia por  ali nada assim. E agora já podemos, com muito conforto, ir fazer as compras e levá-las para casa a seguir ao  trabalho, sem arrastar sacos.
Restaurou mas conservou o edifício dos anos  30, com uma entrada para a Praia da Vitória absolutamente maravilhosa, arte nova. Respeitou o edifício, a traça original, o traço do arquitecto francês Touzet. Descobriu coisas impressionantes neste edifício que foi a  sede da Citroen em Portugal, que ali se conservou até há uns dois anos atrás. Encontrou uma antiga caldeira e  ali a deixou, à vista, com vidro  à volta, para que os seus clientes pudessem viver os primórdios da história do edifício.
Mas há mais. A Sonae confiou. Investiu. Pagou. Está a dar  ali trabalho a 100 pessoas. Trabalho que não é "só" emprego. Eu  vi-os trabalhar, dos mais altos aos mais baixos na hierarquia e impressionou-me o profissionalismo e  o amor que puseram nas coisas que estavam e estão  a fazer. A Sonae investiu no seu País numa altura em que vai pagar mais impostos do que alguma vez teria imaginado.
Mas confiou em Portugal e nos  Portugueses. Mimou os Lisboetas com um supermercado que vale a pena visitar porque está uma categoria.
E fez tudo isso com o seu dinheiro, com o seu investimento. Com  a sua capacidade  de empreendedorismo  e, ao mesmo tempo, confiança no futuro. Com uma enorme capacidade de trabalho e... improvisação q.b. Estive lá ontem e não pensei que abrisse hoje.
contra tudo e contra todos: abriu!
Hoje estava completamente repleto de pessoas deslumbradas com esta obra fabulosa.
E, por último: nestes dias, o bacalhau sai a um desconto  de cerca de 30% (ou mais) e estão a fazer desconto de 10% em tudo. Gastei 65 € e deram-me 12 €. Para gastar quando lá voltar. Vou voltar.
Obrigada à Sonae. Obrigada mesmo.

Um beijinho da Maria.


                           



 Nos anos 30 do  século passado era assim  que se aquecia a água:





5 comentários:

Anónimo disse...

É perto de minha casa. Bela ideia
!

Violante disse...

Também lá fui! Estava curiosa de ver. Uma mais valia para a zona pois o que havia um pouco mais abaixo junto ao Largo D. Estefânia já está um pouco velho e não tinha tudo. Certamente irei lá mais vezes e os Portugueses quando querem fazem mesmo, não há dúvida!

Maria disse...

Sim Violante! Os Portugueses são o máximo. Excepção: os políticos, especialmente os das "últimas gerações"!

Teresa Gomes disse...

Olá Maria,
Gostei de a conhecer e de podermos ter falar um pouco. Até breve à volta de um copo de vinho... Contemporal claro!
Teresa Gomes

Maria disse...

Querida Teresa: faça-se seguidora do blogue para saber as novidades!Vou voltar a provar o seu vinho. Soube-nos muito bem este aperitivo para o almoço!