04/03/2012

E as vencedoras são...

Obrigada a todos os que participaram no passatempo. Vai haver mais e, concerteza, serão contemplados numa futura oportunidade, pois oportunidades não faltarão.

E as vencedoras são:

1º PRÉMIO 
Vai para a KIKA, uma jovem estudante muito estilosa, que com este trabalho o leva mais do que merecido. 
















Eu não diria melhor e é com muita honra que aqui fica este fabuloso trabalho da Kika em relação ao qual eu sugiro: vir aqui muitas vezes e pensar em cada uma destas frases - autênticos "fashion statements" - e depois, pensar em nós e também nas vezes em que andamos desgrenhadas e mal aviadas, seja lá pelo motivo que for.E nas vezes em que andamos bem, pensando também no motivo e que a vaidade não é suficiente. Porque razões há muitas (a vaidade é só uma delas :-))...

2º PRÉMIO

Vai para a Catarina (espero que calce o 38) e que tem aqui uma história. Eu conhecia a Catarina há muito tempo como uma "miúda" filha de uns amigos meus. Cara sempre feliz, de miúda bem aviada, como eu digo, mas conhecia-a muito pouco mais. E, há uns dias atrás, vim aqui a este blog que é o único que sigo oficialmente e li o seguinte "Enfim, um amor que desejei para mim (...) que encontrei. Com toda a dor e sofrimento que não mais é do que a felicidade de ontem e de amanhã, procuro todos os dias o Céu no meu casamento, e precisamente por vislumbrá-Lo sei que encontrei no meu marido, o meu C.S.Lewis que ainda me faz suspirar, o meu destino." Fiquei com uma enorme curiosidade em saber quem era esta miúda que assim descrevia a chave de um casamento para a vida, mesmo quando ela já não "suspirar" por ele (esse dia chegará, até porque, se não, sempre a suspirar, ficávamos sem folego para o resto:-)), de uma forma tão comovedora como profunda. Confesso que pesquisei sobre quem seria e não encontrei e eis que a vejo chegada ao meu blog a participar no passatempo.
Estas considerações não pesaram na minha decisão de lhe atribuir o 2º prémio porque tentei ser justa e objectiva e penso que consegui sê-lo. O que pesou foi o que ela escreveu e que aqui fica:

"Uma mulher com estilo sabe estar e ser única tanto na feira de Carcavelos como num jantar  de gala, marca a diferença não só pela maneira como se veste, mas também pela sua atitude, pela maneira como pensa, e por isso:


NUNCA ...
1) sai à rua mal vestida, mal penteada, mal calçada, nem que seja para levar o lixo. Mesmo nos dias "não", se é ténis que lhe apetece usar, serão uns ténis giros, femininos, que sabem ser elegantes no descanso


2) revela do seu corpo mais do que o necessário; e o necessário é sempre pouco. Sabe insinuar e dar-se ao respeito, e por isso, é mais atraente que a Pamela Anderson de biquini


3) usa roupa que não lhe sirva: tanto para mais como para menos. Nem usa botas brancas.


4) diz asneiras!! Nunca, nunca, nunca!! Nem fala a gritar. O estilo não vem só do bâton, mas também da boca, e do discurso que dela flui


5) Anda com as unhas a implorar por uma manicure, nem que seja caseira. Uma mulher com estilo não pode apresentar-se com memórias de um verniz sem brilho e que o tempo tem vindo a apagar




MAS SIM...


1) Sabe vestir-se conforme a idade, a estação, a ocasião, reflectindo as tendências da moda sem ser necessariamente uma fashion victim. Conhece o seu corpo, e por isso sabe adequar a roupa às suas características, optando pelo que lhe favorece mais


2) Usa um bom perfume, que é a sua marca olfactiva, mas de modo discreto e misterioso


3) Ao fim de um dia exaustivo de trabalho, que começou de madrugada, depois de levar e trazer vezes sem fim as crianças da natação, equitação e afins, de fazer o jantar, tratar da loiça e da roupa, saber ser delicada, esplêndida e linda para o marido. Assim como foi para o resto das pessoas ao longo do dia.


4) Sabe que uma boa base, corrector, blush e rímel fazem milagres em 5 minutos . E por isso não prescinde deles, nem dos seus valores, que a acompanham sempre. É uma mulher da moda, mas que não vai em modas.


5) Sabe andar de saltos bem altos, sem tropeçar, mancar, ou, mais importante de tudo, sem se QUEIXAR..."


Querida Catarina: gostei de tudo e tudo subscrevo. Uma excepção: botas brancas, sim, eu usaria, eu gosto, de verniz (ou não, de inverno ou de verão), ao melhor estilo Twiggy anos 60 com os looks imortalizados pelo trio modernista que revolucionou a moda, nos anos 60 e para sempre: Paco Rabanne, Courrèges e Pierre Cardin. E, este ano, como nos anteriores, esses looks estão absolutamente atuais! Mas isso para ti, minha querida, são as mesmas reminiscências dos vestidos românticos do século IX ou, sei lá, a Nefertiti dos Egípcios. Nos anos sessenta ainda estavas só no plano de Deus e faltavam mesmo muitos anos para veres a luz do mundo. Mas se pesquisares encontras e acho que vais gostar!

Parabéns às duas e obrigada pela vossa participação. Pela inspiração. Pelo que têm dentro da cabeça e não apenas fora dela. Mulheres assim, agarram o mundo e levam-no para onde quiserem (o mundo e incluindo ... os homens, que aqui não nos ouvem!).

E um xi muito apertadinho para as duas, continuando a contar com a vossa presença aqui.
Para todos: beijos da Maria


1 comentário:

Catarina Nicolau Campos disse...

Tia, deixei um comentário, mas pelos vistos não ficou gravado...Muito obrigada!! Já fiquei com a disposição em alta para o resto da semana...e a desejar que o Verão venha beeem depressa!! Muito obrigada mesmo!! E também por saber que alguém lê os meus desabafos de alma... ; )
Um grande beijinho