14/06/2012

Flagrante II - Zara Saldanha e a arte de afugentar um Cliente para sempre!

Queridos Amigos
Já todos perceberam que eu sou uma fã incondicional da Zara. Primeiro por questões filosóficas: democratizou a moda e desde que vende moda a preços acessíveis as mulheres andam incomparavelmente mais bonitas. Depois porque é um caso de sucesso que começou de um acaso e o dono - o senhor Amâncio Urtega - é um exemplo de descrição e, sobretudo, de simplicidade. Estar com ele é  estar com uma pessoa ultra simples que dá gosto, nunca "lhe subiu à cabeça" o império que construiu e isso é verdadeiramente admirável e significativo. Muito significativo mesmo. Depois a Zara é a única empresa que não faz publicidade, por um motivo simples: não precisa, as princesas, as celebridades mas, sobretudo, as roupas que vendem são a sua grande publicidade e a única de que precisa. E se eu tivesse dinheiro para investir na bolsa era Inditex que comprava. Só tem um defeito: não ser Português.

Uma simples passagem rápida por este blogue  faz perceber que eu gosto mesmo da Zara. 
Os adereços que usei nos meus anos de casada;
O "look pajama" que me encanta;
 As cores que usei num dia em que o final de tarde simplesmente maravilhoso me impeliu a fotografá-las e que iam do  nude ao laranja e rosa fuccia, numa combinação que me fascina;
Um look hippie chique aciganado, num post que mais entradas teve neste blogue (!)
Nas misturas improváveis e irresistíveis que viram as roupas e lhes dão um ar diferente!.
Quando falei destas calças vendidas nas lojas Zara feitas para as mulheres portuguesas e a pensar nelas e as elegi as "calças do ano"!
Também elegi roupas da Zara quando mostrei como se vertilizam as roupas e juntei-as com um vestido FABULOSO em giupure Valentino!.
O vestido tulipa inspirado no Alexander MacQueen!
E também não faltou a Zara quando falei sobre os primeiros looks de Primavera.
Contei aqui quando o Henrique da Zara da Av. António Augusto de Aguiar (rapaz com imenso sentido estético e de moda) me ligou a dizer que tinha chegado a coleção Studio, como ele nos mostrou e guardou as peças (que vieram aqui para o meu blogue, claro) que eu e as minhas amigas comprámos e que depois não vi mais nas lojas. Ótimas compras fizémos.
Só que o meu azar é que o meu escritório é ao lado da Zara Saldanha (na Av. Fontes Pereira de Melo, em Lisboa)  e vou lá há mais de seis anos. É a pior loja da Zara que existe.
Porque a responsável da loja (chama-se V.) é uma pessoa que não existe. Primeiro não percebe um boi do que anda a fazer, depois tem um "pequeno" problema: atender clientes é uma coisa que a chateia, mas a chateia mesmo muito. É um frete e, sobretudo, é um ENORME favor que faz às clientes. E cada vez que alguma se atreve a perguntar-lha uma opinião, seja lá sobre o que for, leva com o "você é que sabe" (tratar as pessoas por você é falta de educação mas se eu dissesse isto a um cliente meu, ele atirava-me da janela e nunca mais o via: assunto arrumado). A primeira que esta V. me fez a mim foi há mais ou menos 5 anos: vou trocar um casaco de 20 € para comprar um blaser de 60€. Não trocou porque tinham passado DOIS DIAS da data de troca. Em nenhuma Zara me fizeram isto. Nunca. Por um motivo simples: não é preciso ser muito inteligente nem ser o Einstein para perceber que, se uma cliente vai trocar uma peça de 20€ para comprar uma de 60€ a loja fica a ganhar 40€. E que, além disso, a cliente vai satisfeita (o que é importante só por isso, mas também porque voltará à loja). Mas esta V. não se lembra disto na hora de defender a loja de que é gerente (e não devia ser, como é óbvio): perde os 40€ para a loja, chateia a cliente, humilha-a e sai tudo a perder. Exemplo encarnada de incompetência em estado puro. Talvez acrescido de casca grossa e muita leveza de massa cinzenta.
Mas a história agora foi outra mas com esta V. Inacreditável.
Há dias fui à loja (só porque é ao lado do meu escritório, é bom frisar) e cai na ASNEIRA de lhe dizer que queria trocar um blusão que tinha mandado vir da internet. Resposta dela: "da internet não troco" Eu: porquê? O casaco é igual àqueles que tem ali mesmo! Há alguma diferença de códigos que não lhe permita trocar? (eu sabia que faziam trocas da internet porque já me tinham trocado, mas não lhe quis dar essa confia). Ela (que deve pensar que eu sou burra, estúpida ou talvez mentecapta): "é que o sistema é diferente. Não troco". Um não é um não mesmo explicado por quem não percebe o que está a dizer (só se explica o que se percebe). Quando foi esta conversa eu não tinha o blusão comigo, mas não me apetecia comprar nada se o podia  trocar!
No dia seguinte volto porque tinha guardado umas coisas e estava outra encarregada com quem falo muito bem e é simpática, a P. Trazia comigo o blusão com intenção de o ir trocar a outra Zara, sem sombra de dúvida que mo trocavam. Mas, com toda a franqueza e para me facilitar a vida e não ter de ir a outra loja Zara, digo à P. que tenho comigo o blusão, que o quero trocar, que não sei se foi da internet ou de uma loja, que é indiferente e ele imediatamente acedeu. O blusão ainda tinha os papéis a proteger os fechos! Tinhas as etiquetas de fora e de dentro!!!! Trocou-me, vim-me embora. Assunto encerrado e fim de história.
.... PENSAVA EU....
... MAS NÃO FOI ASSIM.
O resto da história é absolutamente surreal e com a idade que tenho não pensei que fosse possível. Mas aqui fica para a história;
Na vez seguinte que fui a esta loja a P. vem ter comigo - com a idade que tenho, para não falar do facto de que sou uma cliente!!! - e dá-me o seguinte recado em forma de raspanete / ralhete / peixeirada ou o que lhe queiram chamar: estou aborrecida consigo, veio aqui trocar o blusão e a minha colega tinha-lhe dito que não, isso não se faz, não me mostrou o talão de compra, não me disse que o tinha comprado na internet e isso não é correcto. Tinha de lhe dizer isto porque eu com os meus clientes sou assim (gostava de ter fotografado a minha cara porque me caiu o queixo ao ouvir isto). Eu: o que quer que faça? Que traga o talão? Ela: nada, não é preciso fazer nada, só tinha que lhe dizer isto (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!....
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.......!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Mas esta gente tirou o dia mas me chatear, foi?
Claro que a P. foi mandada pela V. fretista (chamo-lhe fretista por ela estar sempre com o ar de fazer fretes e  a fazer favores aos clientes) que - qual deus na terra - é que manda e ai de quem lhe desobedeça!
Eu  tenho bom feitio, muito bom feitio como se vê que, com este recado com ar de raspanete qualquer um se tinha passado!
Eu admito que me tratem com umas trombas ao triplo quando me atendem e vou fazer compras.
Eu admito que me mostrem que me estão a fazer um frete incomensurável quando me estão a vender roupinha com cujo lucro, e por mero acaso, a empresa lhes paga os ordenados.
Eu admito que tenham escrito na testa que me estão a fazer um ENORME favor em vender a roupa que a loja tem para esse mesmo efeito.
O que eu já não admito, nem tenho idade para isso, é que me façam passar por vigarista, aldrabona e mentirosa por querer trocar um casaco que comprei através da internet numa loja da mesma marca por roupa de valor igual ou superior. Isso eu não admito. E só tenho pena de ter ficado de tal maneira apanhada de surpresa com o raspanete destas lojistas que não sabem o que andam a fazer que não lhes tenha dado a resposta que a situação merecia.

O mau humor atrai mau humor. Um sorriso cativa e trás as pessoas para o nosso lado.
Eu punha esta V. a fazer tudo e mais alguma coisa. Nunca a lidar com o público. Que vá fazer o favor e o frete para outro lugar.
A mim não me vê tão depressa, a não ser que me dê uma zoeira e lhe vá dizer isto tudo.
E quem fica a perder são todos: é a Zara e são os clientes que só podem sair dali mal dispostos. Excepção para todas as miúdas que trabalham naquela loja e que são um amor. E umas heroínas para aturar isto.
Nas relações humanas o positivo atrai o positivo e o negativo atrai o negativo.
E é sempre assim: não há excepções.
"Põe amor aonde não há amor e encontrarás amor"
E já agora: evitem a loja da Zara do Saldanha.Vão às outras. São melhor atendidas, pessoas com mais preparação, mais gosto, mais bem educadas. Mas sobretudo: mais bem humoradas e, muitas vezes, com um sorriso e com opiniões. Podem não ser as melhores, mas têm-na, dão e ajudam. Não fazem fretes nem favores.


Bisou da vossa Maria

5 comentários:

Violante disse...

Tenho a mesma opinião da Zara do Saldanha, sempre que perguntamos se tem um número ou se poderá existir em outra loja parece que acabamos de aterrar na loja e que estamos a perguntar algo estranho. Pessoalmente, sempre que quero ir à Zara, vou à loja da Guerra Junqueiro até porque por vezes têm peças que a Zara do Saldanha não tem. Eu sou do lema um cliente satisfeito traz outros tantos um insatisfeito leva todos. Quem está no atendimento ao público, sei que não é fácil às vezes, deveria ter sempre um sorriso pois nada melhor que um sorriso para animar qualquer pessoa. Aqui ficou o meu singelo desabafo em relação ao que nos relatou. Bjinhos Violante

Rosarinho disse...

Querida Maria,

Surreal...
Que paciência de SANTA a sua. Eu não teria voltado a pôr lá os pés desde a primeira "má cara" há cinco anos atrás! (ainda que fosse a loja mais acessível, em termos geográficos)
Como a V. é gerente, é impossível fazer queixa.

As pessoas não percebem que atender clientes numa loja é uma arte. As relações humanas são muito complexas e têm muito que se lhe diga... enfim!
Um beijinho!

Rosarinho disse...

O fantástico é que se escrevermos "Zara Saldanha" no GOOGLE aparece logo: "flagrante, arte de afugentar as pessoas" (deste blog). Quem quer que procure esta loja na internet fica logo a saber com o que contar!

Quanto ao escritório (já que fala nele neste post), porque não se dedica exclusivamente à moda? Teria sucesso, certamente!
beijinho

Maria disse...

Bem... a verdade é que se eu estivesse ali, ia-me divertir infinitamente a experimentar a roupa toda nas pessoas até encontrar a coisa certa para o corpo certo! Saiam aviadas, satisfeitas e ... mais bonitas!!! Bem... quanto a este assunto... é evidente que antes de escrever este post, por questões de ética, falei com a responsável da Zara em Portugal para esta área que me pediu desculpa por esta história, com a qual ficou muitíssimo constrangida e foi muito bem educada comigo, tendo-se comprometido a falar com as pessoas em causa. Depois de escrever, e também por razões de transparência, mandei o link deste post para a empresa. Se nós temos alguma coisa a apontar, primeiro tem de ser "cara" ao visado. Foi o que eu fiz. O resto não é comigo e, por isso, adiante que não penso mais no assunto.

Catarina Nicolau Campos disse...

Que vergonha! A Zara fica a perder, é uma pena...
Também fico assim quando sou acossada por uma qualquer onda de má educação, rudeza, mau feitio, má disposição e má intenção. Fico sem palavras, porque nunca me ocorreria fazer isso a ninguém e portanto nem sei qual a reacção própria para este tipo de abordagens.
Para além de que é uma cobardia, apanhar de surpresa e falar com maus modos à frente de estranhos.
Na certeza, porém, de que quem assim procede, fá-lo porque sabe no seu íntimo que provavelmente numa conversa civilizada não teria razão. E por isso arranja a hegemonia mais fácil...
Pobres trabalhadoras da Zara. Havia que fazer um movimento para lhes dar força, porque aturar uma chefe assim não pode ser fácil