17/10/2015

O poder e a força da imagem pessoal!

Uma pessoa pensa que sabe muito, mas quando se está a ouvir a Lula Kiah da Style Innovators (escritórios em Nova Iorque, Chicago e Denver) percebe que é infinitamente mais aquilo que não sabe do que aquilo que sabe.

Estive nesta conferência e a conclusão é a de que a imagem pessoal tem demasiado poder, é um factor de sucesso, crítico, demasiado importante para se descurar. Uma imagem positiva, que transmite os factores de sucesso do trabalho profissional (confiança do cliente, empatia, credibilidade,...,...) e da organização que representamos e que não depende da "matéria-prima" (=corpo) de que se parte. 
"Pormenores" como a cor das armações dos óculos, o comprimento do cabelo, a altura das calças e das saias, a forma de cumprimentar e tantos outros que são decisivos na nossa imagem e na leitura que os outros fazem de nós. 
A influência das cores nos outros e em nós, os sentimentos (de confiança ou de retraimento e outros) que cada cor pode provocar, as emoções que despertam (não é indiferente que as cores da McDonalds sejam o encarnado e o amarelo!). 
A importância da postura corporal, a forma de olhar as pessoas (o contacto visual quanto tem que se he diga!), a "linguagem" postural e tudo o que somos capazes de transmitir até com ... a posição das mãos ou ... dos pés!!!! Saber isto é ter uma bagagem que nos teletransporta para a plataforma da "segurança" e da "auto-confiança" em direcção ao sucesso no melhor sentido e mais profundo da palavra.
As escolhas acertadas e desacertadas para transmitir uma imagem de confiança, autoridade, empatia, segurança, competência, acolhimento ao outro, conforme cada profissão ou, descendo mais ao concreto, de cada dia de cada profissão. Impressionante perceber como uma alteração da indumentária se pode traduzir numa percepção (in)equívoca da pessoa e num factor de (in)sucesso. E de confiança pessoal e auto-estima. Com imagens, com explicação absolutamente perceptível e, sobretudo, estudada com muita profundidade.
Foi seguramente uma das conferências mais científicas sobre moda em locais de trabalho a que assisti. Em que também se falou de centímetros porque, muitas vezes (quer queiramos, quer não) a elegância e a adequação são matematicamente mensuráveis em centímetros.
Aqui estamos acompanhadas com a nossa ultra-estilosa Margarida Alvim da STOA, um projecto apaixonante (leiam o próximo post...).

OBRIGADA LULA!!!!!!!!! 

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente texto, desde a forma ao conteúdo.
Bjs., Luísa Jacquinet

Maria disse...

Obrigada minha querida Luísa!