20/10/2013

"Make it up"...

Aqui em Londres parece-me que as raparigas não cedem à tendência da moda actual da maquilhagem efeito "cara lavada".  A base é de cobertura total com pó por cima (ou vários pós, será?), num efeito pele de porcelana que eu não via há anos. Quase todas. As de cabeça tapada incluídas que aqui são muitas, muitas, muitas. Impressionante, numa cidade em que não há um metro quadrado sem uma câmara apontada a filmar, em que não há um autocarro sem 8 câmaras em cada andar (contei eu 8) e onde à entrada da cidade, no aeroporto, me mandaram tirar o chapéu para verificar se eu era a pessoa que constava do cartão de cidadão (porque eu, assim ao vivo, tenho ar de terrorista), vi muitas mulheres de burka, totalmente tapadas, com aqueles olhos a sair do rectângulo mínimo, absolutamente assustadoras e no Selfridges vi uma com um buraco maior no sítio da cara mas com um açaime (parecia o Hannibal Lecter).Quis tirar-lhe uma fotografia porque nunca tinha visto nada assim, mas acanhei-me com medo que um extremista muçulmano me mandasse para o outro mundo. Todas de Lady Dior, Birkin (Hermés), 2.55 (Chanel) Guccis, ...,... (estou só a falar do que trazem à vista porque as grifes, por enquanto, não fazem burkas...), fazem filas à porta das lojas mais exclusivas, mas andam tapadas e  as que não andam de burka parecem (a mim, que sou esquinada) um bocadinho andrajosas. Algumas tapam a cabeça com lenços de grife mas, mesmo assim... Finalmente hoje dei-me conta de que elas também têm as caras refeitas com mão de cirurgião plástico (as das cabeças com lenços, porque as das burkas não se vê NADA e até pode ser um terrorista lá metido e devia ser PROIBIDO). E também me dei conta de que aqui todas usam lápis de contorno de sobrancelhas e é por isso que as têm tão bem desenhadas.  E, embora nunca me tenha dado na cabeça usar lápis de sobrancelhas (e o resto sabe Deus que à hora de o fazer nunca tenho tempo...), isso faz toda a diferença na cara e no olhar. Afinal, é importante. Quanto à burka... Uma mulher é uma mulher. Não é um pedestal tapado. Assim como também não é um corpo para andar ao léu, porque não é só um corpo... E destapadinho é que parece mesmo que só é isso.
New Bond Street. Foi exactamente aqui, no n.º 158, que eu descobri porque é que, este ano, a Zara tem uma quantidade infindável de botas de cano pelo tornozelo,bicudas, alguma com fivelas, outras não...
Alguém adivinha porquê????
Vamos ver montras.
























































Sem comentários: