27/01/2016

Estranho: Adidas processa Isabel Marrant por plágio.

 Adidas











Isabel Marrant
 Que as marcas "low cost" imitem as de luxo tudo bem. Nós compreendemos e até podemos aceitar a "inspiração". Não gostamos de cópias mas gostamos da democratização da moda e do bom gosto. A Uterque, por exemplo, tinha umas "inspirações" das carteiras Gucci e dos sapatos Valentino que era um gosto. Nós percebíamos claramente as diferenças e, por isso, tecnicamente, não estamos perante uma imitação. Também sabemos das camisas brancas bordadas (lindas! sorte dos que as apanharam...) ou dos vestido em degradé "tie dye" que tiveram de ser retirados da Zara a todo o vapor porque as fidedignas protestaram e a marca não quis correr riscos. Também percebo que a Berska, a H&M ou a Stradivarius vendam a sua versão Adidas, mas a metade do preço (e talvez da qualidade) dos originais.
Mas agora parece que a tendência se inverteu. E nós não percebemos porque é que a Louis Vuitton e a Isabel Marrant (só para dar alguns exemplos) estão a vender ténis que são uma "inspiração" no caso da Louis Vuitton e uma autêntica cópia no caso da Isabel Marrant. A Louis Vuitton é uma casa centenária que tem, nos seus arquivos, milhares de ideias e muita história para se inspirar. No caso da Isabel Marrant a cópia foi tal que já deu lugar a processo da Adidas contra ela. Mas os ténis Adidas-versão-Marrant estão à venda que eu já os vi. E também já vi os da Louis Vuitton. Aliás: se forem a uma loja Louis Vuitton vão ver que está recheada de "adidas-Louis-Vuitton".
Eu só não percebo é porque é que as pessoas dão 400 ou 500 euros por uns ténis que são cópia de uns que estão no mercado a 70-90 euros. Alguém me explica, por favor?
Louis Vuitton 

Sem comentários: