30/08/2012

Os dias começam a ficar mais pequenos e dá-me para isto: confidências da minha vida e tendências ... de moda.

Queridos Amigos,
Definitivamente gosto de furar a lei. Não sei porquê mas acho que algum "psi" que me conhecesse de pequenina devia ter uma explicação. A minha é mesmo a tendência que tenho para a asneira...
Hoje era proibido tirar fotografias. De início não percebi porque o sotaque do guia do museu só me permitiu perceber a palavra "polícia". Voltei atrás e perguntei. Ele - bem educado! - respondeu: "não é permitido, obrigado" (ainda pensei para mim porque teria ele dito obrigado. Estaria a gozar comigo? É possível que às vezes tenho cara de parvinha e de quem não entende as coisas por défice intelectual. Há uns com cara de inteligentes e outros que têm cara de tudo mas de inteligência, só se for paralela. É o meu caso. A maioria das pessoas olha para mim, vê-me com este ar "féchon" e pensa: "burra", mas já me habituei a isso há muito tempo) Mas fiquei com a cabeça doida quando vi uma coisa que me pareceu familiar e confirmei que sim, quando li a legenda.
Tive um pouco aquela sensação que tive no Moma em Nova Iorque quando dei uma curva e entrei na sala e VI a bailarina em bronze do Dégas que fazia as minhas delícias nos livros, que eu passava horas a ver e ... não sabia que estava naquele museu.... Que surpresa! Uma mulher emociona-se. Vi-a e até chorei. Fiquei  ali a olhá-la de todos os lados, de frente, dos lados, de trás. A curvatura das costas, a cabeça ligeiramente levantada, à espera que desse o primeiro passo de uma dança só para mim. O homem à espera que a bailarina não lhe dizia muito. Como pode um homem entender uma mulher (mesmo que seja a "sua" mulher) que dá uma curva num museu, vê uma bailarina, entra em órbita, comove-se, chora e não consegue sair dali? Sou eu assim mesmo. Não a tinha imaginado tão pequenina, pensava que era maior, mas as proporções perfeitas e ao vivo, de todos os ângulos... Que emoção! *
Lembrei-me disto porque hoje foi a mesma coisa.
Não era a bailarina do Dégas que me deixa deslumbrada, não.
Mas é ainda mais. Estava ali à minha frente e eu tive que a fotografar. Problemas de consciência que já tinha fotografado outras coisas sem pedir (à sucapa e contra a lei) e fui pedir. Pedir não. Fui pedinchar. A carinha de carneirinha mal morta e ....  ele deixou! E essas fotografias que hoje "saquei" - que foi providencial porque ele disse que podia, se não estivessem lá mais pessoas e CONSEGUI (!!!) - há-de vir direitinha para o meu blogue mas vou prepará-la, com legendas! Vou contar a história e... não faz mal se disser onde estou. Encheu-me as medidas da alma e vim satisfeitinha.
Hoje apetece-me falar de tendências que ando com elas na cabeça e põem-me mesmo doidinha porque é uma profusão de estilos que vão do barroco (!) aos anos 50, passa pelos 60, 70, 80 do século passado... O melhor estilo motoqueiro do James Dean, passando pelo "Disco Sound" e é a loucura completa porque agora "mais" é mesmo "mais" e vamos arrumar por uns tempos o "less is more" que me irritava um nadinha Cabedais bordados, peles, malhas grossas feitas à mão, botas texanas outra vez ao exagero e, de permeio, o mais depurado estilo lady muuuuuuuuuuuito chique dos Senhores mestres Dior, Balenciaga, Courréges e os outros todos muitos misturados e muito estilosos! Muita cor nos acessórios. Muito tom pastel.
Alegria!
Mas elas estão aí definitivamente e já vêm de trás e consagram-se agora na próxima estação: são as SAIAS TUBO ou lápis (prefiro tubo)!
Assumem-se agora em mil e uma variações, combinadas com os mais diversos e inesperados coordenados.
Mas eu... não sei....
Definitivamente não aderi sem reservas (ainda...). Não sei se é porque não sei se me ficam bem, se é porque não estou habituada, se é porque acho que toldam os movimentos.... Tenho uma preta baratinha do ano passado da Zara em que me enfiei muitas vezes no ano passado.
Mas definitivamente não consigo aderir incondicionalmente. Quase sempre por baixo do joelho ou a a bater na altura do joelho, criam uma silhueta COMPLETAMENTE diferente daquela que estamos habituados.
Atenção fundamental à altura:  é abaixo do joelho (a tapar o joelho ou a bater no meio do joelho, mais raramente) nunca mais  abaixo ou a meio da perna, sob pena de criar um look pesadão a parecer avózinha ou, pelo menos, com uma década a mais do que a idade que se tem. É que verdadeiramente é uma reinvenção das saias dos anos 50, do pós guerra, mas não é uma cópia.
Saias tubo: eis uma tendência que veio para ficar.
Mas trata-se de um tema em que eu, definitivamente, preciso de ajuda para me decidir.
O QUE ACHAM? GOSTAM OU NÃO?


Burberrys

Bolce e Gabanna

Desquared

Elie Saab / Etro

Tory Burch

Victoria Beckham, Yves Saint Laurent y Zac Posen


Fonte das fotografias: http://lookandfashion-static.hola.com/macarabymartuka/20120821/falda-lapiz/


O que acham? Gostam e vão adoptar ou não gostam?
Ou só gostam de ver nos outros?
PRECISO DA VOSSA OPINIÃO!!!

*PS- a bailarina do Dégas é esta:







Podem ver a história dela aqui ou ir ao Metropolitan (MOMA) de Nova Iorque vê-la. Só por isso vale a pena ir lá... e para NAMORAR também... depois de uma beleza  destas, quanta inspiração para namorar com muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito amor e... pica que também faz falta .
Beijinhos da Maria
P.S. (de "post scriptum"e NÃO o da política!!!)- Eu só me dá para infringir a lei em coisas que são assim "porque são" e naquelas que "só são assim para chatear"! O museu de hoje não tinha coisas que se pudessem estragar com flashes! Isto é só para dizer que não ando na ladroagem nem me dedico ao tráfico, ok? Podiam pensar.... Uma pessoa nunca sabe...

2 comentários:

Anónimo disse...

quando for GRANDE quero uma saia destas!! :D

Anónimo disse...

Eu gosto destas saias Maria!