10/08/2012

Lisboa em Agosto!

 Queridos Amigos,
Para mim, o melhor mês do ano para viver em Lisboa é o mês de Agosto. Adotei de vez esta Lisboa como minha. Já vivo cá há mais tempo do que não vivi.
Em Agosto sou uma turista na minha cidade.

Os semáforos estão sempre verdes. Chego a todo o lado em menos que um "ai". As  pessoas são mais simpáticas, mais pachorrentas, menos stressadas. Os outros ... os outros são turistas em tarefa de desvendar a cidade, uma das mais bonitas do mundo.
Em Agosto, experiências mil, sem formalidades de roupa, "tudo" é permitido e são unhas de mil cores, misturas de roupas entre o improvável e o-primeiro-que-aparece em que a palavra de ordem é conforto e... um estilo que o resto do ano impede.
Nas esplanadas e nos restaurantes sinto-me uma turista com outros turistas e vejo a cidade com uns olhos completamente diferentes.
O trabalho: é a meio gás e contam-se pelos dedos de uma mão os dias em que há stress, pressas ou aflições.
Chega-se a casa com uma luz que só visto e a tempo de um gin tónico que sabe a Céu com esta paisagem.
Não há pressas. Tempo para se fazer o que se planeou o ano inteiro, sem problema que, se não se fizer, ninguém morre.
Muitas risadas saboreadas sem pensar no que se vai fazer a seguir. Programas de última da hora com amigos que, de repente, se percebe que também por cá andam neste tempo de "ninguém".
Tempo de jantar tarde ou jantar cedo num tempo que não tem pressão.
Saldos! Saldos! Saldos!
Dias compridos que - não percebo como - trazem o aviso do corte que vão ter brevemente, em tempo de víndimas a chamar o Outono.
Ninguém pede nada e ninguém exige nada.
Que bom é Lisboa em Agosto! Que calma! Que luz! A cidade parece toda minha. O resto, tudinho, também: desde o ginásio até ao tempo que me é oferecido para, em sentido literal, fazer dele o que quero.
Esta luz deslumbrante que ficou estampada nestes quadros maravilhosos da pintora Maluda que vivia perto dos sítios por onde eu ando e que reconheço tão bem.
Nenhum máquina fotográfica poderia alguma vez captar a luz desta cidade como os pincéis e as cores da Maluda. A luz de Lisboa é mesmo assim e que bom é viver aqui e passar cá o Agosto!

                                                             

ADORO LISBOA EM AGOSTO!

Beijinhos da Maria.

1 comentário:

Rosarinho disse...

Eu adoro Lisboa em qualquer altura do ano, adoro Lisboa! Adoro a calma de Agosto, sim. Mas, confesso, também gosto de Lisboa com chuva, da confusão da av. da liberdade com pessoas de um lado para o outro...!
Quanto às roupas: gosto mais da moda de inverno, dá para brincar mais e as combinações ficam perfeitas, saias e calçoes, collants, botas, casacões...lindo!!