08/08/2012

Família: a história em fotografias. Um novo regresso às origens.

Queridos Amigos,
Voltei hoje de Viseu para Lisboa.
E aqui fica a história de uma família em fotografias: cada um seguiu o seu caminho, mas a origem está aqui.




Os Avós paternos no dia em que se casaram. Que inspiração este vestido! Parece-me que há uma história do Avô ou de um dos seus irmãos que foi pedir a menina em casamento para o seu irmão e ficou tão encantado de amores por ela que... a pediu em casamento para ele!


O Avô materno com as duas filhas gémeas. Uma é a Mãe a outra é a Tia.


O Avô materno. Um mito para todos nós.Um Avô que não conhecemos e que morreu quando as duas filhas gémeas tinham apenas 10 anos de idade. Morreu com a doença dos pulmões que eu e o meu irmão mais novo também temos. Naquele tempo não havia remédios, vacinas, bombas como há hoje... Aquelas camisas eram engomadas e passadas com um ferro de carvão e que dava um trabalho que só visto. Mas o resultado, depois, era este. Que estilaço! 


A Avô com as filhas gémeas, já viúva. Puro estilo anos  50!


O Pai e a Mãe bebés! A Mãe é a da esquerda, o Pai da direita. Só se conheceram quando a Mãe tinha 14 anos e o pai 20.


A Mãe.
 



O Pai.

A Mãe com os 4 filhos.


O Pai com os 4 filhos, no mesmo dia, no jardim da Avó.
As 3 tínhamos vestidos iguais, mas de cores diferentes. Eu sou a de azul escuro. Estes vestidos eram da Casa Carochinha, em Lisboa.

O Pai era tão bonito e tinha tanta pinta. Eu acho que era mesmo um rapaz de fazer parar o trânsito. Acho que nunca vi um homem tão bonito e com tanto estilaço como o Pai.


Mãe querida. Há-de melhorar e ficar boa, sim? Precisamos tanto de si connosco. Mãe querida do meu coração! Era assim. A Mãe.


A Mãe com a minha irmã mais velha. Ainda não tinha mais filhos e tinha o Pai na guerra, no mato em Angola. Acho que foi fazer esta fotografia para lhe mandar. Quando o Pai foi para a guerra, a minha irmã tinha só 8 meses.

As 3 irmãs, no Carnaval. Eu sou a do meio, mascarada. Parece-me que o meu irmão mais novo não tinha nascido. O leopardo, de costas, é um casaco da Mãe que se mantém, assim, igual. O Pai trouxe-lho de Angola, quando regressou da guerra colonial. Julgo que deve ter sido apenas as peles e o casaco terá sido feitto cá (já estou em Lisboa e não consigo saber isso ao certo agora)


O meu irmão mais novo e eu. Somos os dois muito cúmplices um do outro. Mas ele não lê o meu blogue. Malandro! Para dizer a verdade: as minhas irmãs também não lêem... Muito raramente. Malandras!


Éramos assim os 4 irmãos, da mais velha para o mais novo (eu sou a 3ª)





Beijinho da Maria

11 comentários:

Rosarinho disse...

É fantástico!!
Gosto tanto de mexer nas gavetas de fotografias antigas que a minha mãe por cá tem... são tesouros!
beijinhos

alexandrachumbo disse...

Que linda família! Parabéns!

Maria disse...

A primeira fotografia da Mãe foi tirada na véspera de o Pai partir para a guerra do ultramar. Está tão triste a Mãe! Era por causa disso. Sofreram imenso.

Imperatriz Sissi disse...

Que lindo post, e que lindo blog!

kika disse...

A Maria é tão parecida com a mãe!
Também gosto de ir procurar fotografias antigas na casa da avó. Ainda no outro dia comentávamos que nós (as gerações mais novas da família) só conseguimos imaginar os lugares do passado a preto e branco. É engraçado.. :)
Um beijinho grande

Anónimo disse...

Obrigado amiga por me mostrar a sua família linda.Bjs

Maria disse...

Foi um gosto...

Maria disse...

é um "passeio" pelo passado que ... são as nossas origens.Maravilhoso, não é?

Maria disse...

é um regresso às origens!

Maria disse...

Obrigada querida Alexandra!

Maria disse...

BENVINDA! Obrigada pelo seu comentário. Espero continuar a encontrá-la aqui!