08/02/2013

A Elsa e o Salvador. Roupa com piada.

Queridos Amigos,
De Lisboa para Viseu.
Engancha-me o surrealismo. Gosto de tudo na pintura. Mas o surrealismo deixa-me completamente rendida. 
Eu acho imensa piada  a roupa no  surreal e ... o sentido de humor prende-me e leva de mim o que quer. Quem não fica rendido perante uma boa piada com sentido de humor? O sentido de humor! A qualquer hora e em qualquer circunstância tem aquela capacidade das coisas boas, de "sinal mais": atrai. Não digo para se levar o violão para um enterro, mas uma boa piada faz sempre bem.
Vestir-se com sentido de humor! Não tem nada a ver com falta de gosto nem vulgaridade. E às vezes falta-nos sentido de humor na vida! Quantos nós (=problemas) não se desfaziam  à distância de uma boa piada, heim?
Agora para o caso o que conta é a história da Elsa e do Salvador. Amigos que conviviam com outros artistas, incluindo pintores, escritores, músicos, artistas plásticos. O que dava eu para os ver conversar uns com os outros, conviver, ter  ideias, criar! O que dava eu! Devia ser gente mesmo fascinante.
Ela era uma "modista".  Ele era um artista, dos mais conhecidos de sempre. Ele desenhou um chapéu que era... um sapato. Só ela o usou e mais ninguém conseguiu, No atelier dela, ele pôs-lhe um sofá que era a boca da ... Mae West e um telefone com uma lagosta a servir de auscultador. Ela, para agradecer, fez um vestido com a lagosta bordada. Ela, ao mesmo  tempo que consegue uma fusão da moda com a arte, pensa  a roupa com um imenso sentido de humor. 
Já sabem quem são? Quem adivinha os apelidos da Elsa e do Salvador?
Embora ver as coisas deles:







 





Não é delirante? Quem adivinha quem são estes?

Depois deles, é claro que muitos se lhe seguiram, Vamos espreitar?

O Tom Ford para a Yves Saint Laurent:



Os fabulosos chapéus do Isaac Mishari






E tantos outros geniais. Vamos lá ver:
















E quando se pensa nisto, não se consegue deixar de falar do mega - ultra - talentoso - artista - genial (e tudo o mais que se possa dizer) Alexander Mcqueen:




Não é só roupa, não...


Uma mulher gosta tanto de roupa que acaba mesmo é por peder a cabeça.


Bisou da Maria.
PS: Pergunto-me o que seria de mim se, na 2ª feira, aparecesse no escritório com o sapato chapéu na cabeça. Só me consigo imaginar a rir com a cara dos meus colegas.

2 comentários:

Fernando Vouga disse...

Olá Maria

Enfim, muita, muita imaginação e criatividade. Mas alguma falta de sentido das realidades. Isto de andar com uma carteira na cabeça...
Mas adorei os sapatos com os pés pintados. Nem o Salvador Dali teria uma ideia tão brilhante.
Mas fica a sugestão: com esta crise, quando já não houver dinheiro para sapatos, pintamos os ditos nos pés. Convenhamos que um par de pés bem engraxados até poder ser muito estiloso!

Maria disse...

Éu acho imensa piada a estas coisas, mas penso que é do ponto de vista conceptual. Mas, "nunca se sabe". Com as coisas vão estou já a ver-me com malas a servir de chapéu e chapéu a servir de malas. Os pés engraxados... sem dúvida! Até com biqueira ao melhor estilo "chanel".