17/09/2019

As Teddy Girls. As décadas de 50 e de 70 do Séc. XX


Voltamos ao pós guerra, à cultura emergente, às Teddy Girls com os cabelos penteados para trás num estilo que talvez tenha desaguado no “mohawk hair” do movimento punk (mas que com este ainda pouco tinha a ver).

Uma apropriação feminina da roupa masculina, acompanhada da saída das raparigas da escola aos 15 e 16 anos para irem trabalhar sobretudo como secretárias mas também nas fábricas e no comércio, a conviver com a austeridade de pós guerra, da detonação de bombas mesmo ao lado da porta e da compra das roupas em segunda mão em Portobello Road. Uns jeans, um casaco e algo para amarrar o pescoço eram os items essenciais porque com pouco se faz muito. 

Um estilo que é muito mais do que moda mas que, nesta, nos mostra o "Edwardian Drape jacket" (amamos!) e a "tiny clutch bag" (tão vista agora…).

Estranho? Não. Voltou, passou de uma sub cultura para o patamar de influência na moda feminina posterior e em muito mais do que o próprio (e mais vísivel) movimento punk ou do rock and roll. E há muito mais do que reminiscências deste movimento em toda a cultura pop dos anos seguintes à decada de 60 e conseguimos vê-lo nas imagens memoráveis do James Dean ou do Steve MacQueen (e belíssima companhia Lda.), nos Beetles e até no nosso queridíssimo e malogrado Jim Morrisson.
O mundo nunca mais foi o mesmo. Mas não foi por causa dos Teddy. :)

Confere que a moda é muito mais do que moda. É, antes de tudo, uma “mundivisão”.
E quando lhe disserem que o "estilo rock - glamour" se usa nesta estadção: é destas raízes e pensamentos de que se fala.
Boas inspirações!




Sem comentários: