02/05/2017

Alpercatas.

São o "must have" desta estação. Gostamos especialmente quando vão combinadas com calças e casacos "over size" de corte masculino.
Aqui fica a brevissima história das alpercatas.

Eram os sapatos usados pelas famílias camponesas da Catalunha (Espanha).
No inicio do século passado, a família Catañer fabricava estes sapatos e mais tarde passou a levá-los a feiras, onde conheceram Yves Sain Laurent. Em 1970, este último encomendou-lhes as famosas alpercatas mas com salto. Nesse ano, levou-as para a runway. A partir daí nunca mais deixaram de estar na moda mas há um par de anos para cá, voltaram a ter uma presença verdadeiramente importante.
A novidade? Sempre há novidades em matéria de moda. Neste caso é retirá-las do estilo "boémio" para as juntar a peças de companhia surpreendente como calças de corte masculino, como "chino" ou ganga "boyfriend". Claro que não nos podemos esquecer do casaco "la saharienne" do Yves saint laurent porque aquelas imagens nunca saem da cabeça e, quando saem, para lá voltam sempre porque são de muito boa memória.

Nota: se é homem, não se esqueça: as alpercatas andaram em muitos pés famosos. Desde os do Humphrey Bogart aos de Salvador Dalí.
Sempre com imensa pinta.

 Mango

"As" alpercatas intemporais encontram-se encontram-se aqui .
Se alguém souber onde se vendem em portugal: digam. Desde o ano passado que o Corte Inglés deixou de ter.

2 comentários:

Unknown disse...

Gosto imenso!! Saudades deste blog

Maria disse...

Este blog também tem muitas saudades da Rosarinho!