19/06/2012

A história da moda que é uma Arte (III) pela boca de Miuccia Prada e Elsa Schiaparelli em conversas impossíveis (Met N.Y.)


Queridos Amigos,

Parece-me impossível mas hoje estou outra vez em casa, doente, com os problemas pulmonares do costume. Desta vez não sei se hei-de só tomar brufen ou se hei-de ir ao antibiótico e são quase 5 da tarde e não me decidi a telefonar ao médico, irritada como estou de ser um vidrinho de estimação e não poder apanhar a mínima nesga de sol na cabeça ou uma diferença de temperaturas que fico logo doente. Que irritação! E cada vez estou pior. Um vidrinho! Já não me salvam os chapéus na cabeça nem os lenços no pescoço. Dias de noitada na rua e fico assim. Certo e sabido mas que é uma coisa que o subconsciente de  uma mulher de borgas filtra e não deixa passar para aceitar, se recusa a admitir e depois é isto. Vacinas o ano todo: da gripe, dos pulmões,..,.. da renite e é isto. Já ontem estava de tal maneira que não consegui fazer nada no escritório (notou.se neste blogue que andei o dia a encher pneus a nível de trabalho...), não fui ao ginásio e limitei-me a vegetar. Estado de vegetação em que ainda estou hoje. O meu avô morreu disto, o meu irmão tem o mesmo que eu e passamos os dois a vida no pneumologista a ver se não morremos tão cedo como o nosso avô. São as marcas de uma família. Como o Adão e a Eva nos deixaram as deles, aos seus descendentes, nos quais me incluo. Ultimamente, não sei porquê, ando muito a pensar nestes dois.

E aqui estou  eu com a cabeça a zunir, algodões nos ouvidos porque o meu prédio está em obras e o barulho é simplesmente ENSURDECEDOR, a raiar o INSUPORTÁVEL.
Até agora estive distraída a trabalhar mas agora só quero que estes monstros do barulho se vão embora e já pensei ir espreitar o que têm eles nas orelhas que lhes permita estar TODO O SANTO DIA, desde as 8 da madrugada até não sei que horas (vou ver) com este barulho em cima das orelhas e da cabeça. 
E não fosse estar eu de roupão, já tinha ido investigar isso. Agora sinto-me na CADEIA. Tudo fechado para não entrar pó e com este barulho. E penso logo nos meus pecados todos..... que já os vou expiando.
Hoje andei a ler sobre blogues. Meus Deus. Que mundo do qual eu não percebo nada.... Associações de bloguers independentes, bloguers a dizer que é preciso tecnologia para trabalhar imagens e mensagens,..., máquinas fotográficas do topo. Se não fosse eu não esperar NADA deste blogue, desistia já. Não tenho NADA dessas coisas e o que me interessa é perceber o que as pessoas gostam e isso já vou percebendo. O resto para mim não é elaboração, não é trabalho, é só inspiração e muito, muito divertimento. 
A minha tecnologia é o meu marido (desse posso falar) e são dois jovens -  dos quais não posso falar porque me "proibiram" de o fazer, sem apelo nem agravo - que agora andam muito ocupados e não tenho  coragem de lhe ir pedir ajuda.
Estão à espera as fotografias do meu vestido de noiva que me pediram para mostrar porque têm de ser eles a transpor a fotografia para um formato que possa vir para aqui. Casei-me no dia 4 de Junho e a beleza do vestido são as mangas curtas pelo cotovelo. O resto é muito tradicional. O véu era de cara destapada e ia preso com um alfinete em forma de um ramalhete de flores, uma jóia da minha querida mãe que a minha irmã mais velha também tinha levado no casamento dela.
Tinha prometido trazer a Miuccia Prada para este blogue (que o honra infinitamente) a falar dos cânones da moda em "conversas impossíveis" e, por isso, para aqui vem hoje, tal como está numa exposição no Metropolitam Museum of Art (Nova Iorque) desde o passado dia 10 de Maio até ao próximo dia 10 de Agosto (só não vou vê-la se não puder)

Então é assim:
Nesta exposição estão roupas de Elsa Schiaparelli e da Miuccia Prada e uma série de conversas que denominou Impossible Conversations (conversas impossíveis) entre a Miuccia Prada e a Schapparelli (esta representada porque faleceu em 1971). Schiaparelli, aristocrata italiana,  revolucionou o mundo da moda e esteve no auge entre as duas grandes guerras do século passado. Inventora do rosa choque, privou com Salvador Dali com quem foi co-autora ou inspirada por tantas das suas criações, Jean Cocteau, Alberto Giacometti e outros, muito influenciada pelo movimento do surrealismo e do cubismo.
À semelhança do que acontece com outras Casas, parece que no próximo mês de Julho será lançada novamente a Casa Schapprelli e seguramente estaremos antentos! Por enquanto, muito curiosos!

Depois temos a Miuccia Prada, uma inovadora, uma vanguardista que se popularizou (como?) e é hoje um potentado no mundo da moda. Qualquer mulher conquista o mundo nuns sapatos Prada ou sonha com uma mala dela. E pensar que tudo isto é a ponta do iceberg dos fundamentos desta mulher. O que ela pensa da moda, da arte, o que ela tem de mundo e de estudo da história, do ser humano, o que ela manifesta ser a sua antropologia, a concepção que tem do ser humano, do corpo humano, as horas que se dedicou a cultivar-se e que depois se extravasam nesta criatividade que podíamos dizer sem limites e com uma infinita humildade. 

Este blogue, definitivamente, não é para massas. Eu podia chegar aqui e mostrar os colares que comprei na H&M de Viseu (não me aguento e vou mesmo mostrá-los de giros que são e baratos...) quando fui passear com a minha prima. Que, de facto, são uma tara. Podia mostrar-nos com as roupas da Zara que considerámos serem as  imitações das mais fashion do mundo e que as meninas me deixariam fotografar na loja (bem conversadinhas deixavam). Mas isso, há milhares de blogues que o fazem. E eu também me divirto tanto a fazer isso.
Mas esta exposição e estas "conversas impossíveis" são infinitamente mais importantes. Mais intelectuais, mais cultas, mais à frente. Quem gostar de as ouvir e as ouvir com gosto vai ficar imensamente inspirado, mais culto, com mais critério e, de forma mais prosaica, com muitíssimo mais gosto à hora de eleger o que vestir. Por isso vale a pena vir para aqui. Disso não tenho dúvidas.

Uma passagem de olhos pela exposição:

Waist Up/Waist Down

Gallery View
"Waist Up/Waist Down" looks at Schiaparelli's use of decorative detailing as a response to restaurant dressing in the heyday of 1930s café society, while showing Prada's below-the-waist focus as a symbolic expression of modernity and femininity. An accessories subsection of this gallery called "Neck Up/Knees Down" showcases Schiaparelli's hats and Prada's footwear.

Ugly Chic

Gallery View
"Ugly Chic" reveals how both women subvert ideals of beauty and glamour by playing with good and bad taste through color, prints, and textiles.

Hard Chic

Gallery View
"Hard Chic" explores the influence of uniforms and menswear to promote a minimal aesthetic that is intended to both deny and enhance femininity.

Naïf Chic

Gallery View
"Naïf Chic" focuses on Schiaparelli and Prada's adoption of a girlish sensibility to subvert expectations of age-appropriate dressing.

The Classical Body

Gallery View
"The Classical Body," which also incorporates "The Pagan Body," explores the designers' engagement with antiquity through the gaze of the late eighteenth and early nineteenth centuries.

The Exotic Body

Gallery View
"The Exotic Body" explores the influence of Eastern cultures through fabrics such as lamé, and silhouettes such as saris and sarongs.

The Surreal Body

Gallery View
"The Surreal Body," in the final gallery, illustrates how both women affect contemporary images of the female body through Surrealistic practices such as displacement, playing with scale, and blurring the boundaries between reality and illusion as well as the natural and the artificial.






































































Waist Up/Waist Down


Wallis Simpson in Elsa Schiaparelli       Miuccia Prada dress
Wallis Simpson in Elsa Schiaparelli, Vogue,
June 1, 1937
Photograph by Cecil Beaton,
Cecil Beaton Studio Archive at Sotheby's

Miuccia Prada, spring/summer 2011
Photograph © David Sims
Diana Vreeland in Elsa Schiaparelli       Miuccia Prada dress
Diana Vreeland in Elsa Schiaparelli, Harper's Bazaar, April 1937
Photograph by Louise Dahl-Wolfe
Louise Dahl-Wolfe Archive / © 2012 Center for Creative Photography, Arizona Board of Regents

Miuccia Prada, spring/summer 2005
Photograph © Toby McFarlan Pond
Elsa Schiaparelli ensemble       Miuccia Prada dress
Elsa Schiaparelli, Vogue, September 15, 1938
Photograph by Horst
Horst / Vogue; © Condé Nast

Miuccia Prada, spring/summer 1999
Photograph © Toby McFarlan Pond

Ugly Chic


Elsa Schiaparelli dress       Miuccia Prada dress
Elsa Schiaparelli, Vogue Paris, February 1927
Photograph by George Hoyningen-Huené
© R.J. Horst

Miuccia Prada, autumn/winter 1996–97
Photograph © Toby McFarlan Pond

Hard Chic


Elsa Schiaparelli for Vogue       
Elsa Schiaparelli, Vogue, September 15, 1938
Photograph by Regina Relang

Miuccia Prada, autumn/winter 2004–5
Photograph © Toby McFarlan Pond

Naïf Chic


Elsa Schiaparelli ensemble       Miuccia Prada ensemble
Elsa Schiaparelli, Vogue Paris, June 1949
Photograph by Rutledge
Rutledge @ Vogue Paris

Miuccia Prada, spring/summer 2006
Photograph © Toby McFarlan Pond

The Classical Body


Elsa Schiaparelli dress       Miuccia Prada dress
Elsa Schiaparelli in Elsa Schiaparelli, autumn
1931
Photograph by Man Ray
© 2012 Artists Rights Society (ARS), New York / ADAGP, Paris

Miuccia Prada, autumn/winter 2004–5
Photograph © Toby McFarlan Pond

The Exotic Body


Elsa Schiaparelli dress       Miuccia Prada dress
Elsa Schiaparelli, Vogue, June 1, 1935
Photograph by Horst
Horst / Vogue; © Condé Nast

Miuccia Prada, spring/summer 2004
Photograph © Toby McFarlan Pond

The Surreal Body


Elsa Schiaparelli dress       Miuccia Prada dress
Elsa Schiaparelli, Harper's Bazaar, February 1935
Photograph by André Durst
Harper’s Bazaar/Hearst Communications, Inc.

Miuccia Prada, autumn/winter 2002–3
Photograph © David Sims
Elsa Schiaparelli dress       Miuccia Prada dress
Wallis Simpson in Elsa Schiaparelli, British Vogue, July 10, 1935
Photograph by Cecil Beaton
Cecil Beaton / Vogue © The Condé Nast Publications Ltd

Miuccia Prada, spring/summer 2000
Photograph © David Sims
Elsa Schiaparelli ensemble       Miuccia Prada ensemble
Elsa Schiaparelli, L'Officiel, October 1937
Photograph by George Saad
Copyright Les Editions Jalou, L'Officiel









Miuccia Prada, spring/summer 2000
Photograph © Toby McFarlan Pon



Estas imagens falam por si e descrevem como é que a MODA É UMA ARTE.
Mas eu espero que se deliciem - tanto como eu - com estas "conversas impossíveis" que nos ensinam tantas coisas! Aqui ficam, vindos do Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, desta exposição simplesmente FABULOSA,





















2 comentários:

Anónimo disse...

EXCELENTE!

Rosarinho disse...

Fantástico, Maria!!