Criadores que nos inspiram por estar à frente do seu tempo, visionários que sabem converter previsões em tendências de mercado.
Divertido e profundo, vamos começar o ano a citar Elbaz: "Nesta era digital, vivemos por meio dos nossos ecrãs, documentando o momento. Já não observamos: filmamos. Já não ouvimos: gravamos, E já não conversamos: postamos".
Nesta mesma era, assistimos à desconstrução da moda mais interessante de sempre.
Assim, a saber e a registar para 2016, os dados mais importantes são:
1. "NORMCORE".
Vale a pena googlar a palavra e perceber o que significa. "Norm" de "normal" e "core" de centro. A normalidade passou a estar no centro da moda.
Quem lançou o "grito" foi a Miuccia Prada nos bastidores dos desfiles na semana de moda masculina em Milão em junho passado, enfrentando diretamente o bombardeio atual de "hashtags", posts e a superexposição nas redes sociais, a procura ilimitada de "logos".
A Miuccia Prada, visionária, sempre à frente do seu tempo, revela que a tendência é em direção à modéstia, numa mistura de "honestidade, humanidade e simplicidade". Ou seja: uma nova forma de intelectualização da moda que nos transporta para a normalidade e simplicidade. A inclinação para o luxo é agora a inclinação para o "modesto". Estão lançados os alicerces da tendência "anti-tendência"que marcará a nova temporada e que tem tando que se lhe diga!!!! A procura de uma normalidade cuja elegância passa exacta e cirugicamente por assumir os defeitos físicos, na forma de uma "beleza despreocupada" extremamente e inevitavelemtne atractiva.
Musas inspiradoras desta tendência como a Caroline de Maigret que chegou aos e-mails das consumidoras via Uterque com um "allure" completamente chic mas sem uma beleza evidente.
Ou a sofisticada boémia Aymeline Valade, a musa da Isabel Marrant. Ou a Alexia Chung. ou a Poppy Delevingne (não confundir com a irmã ultra-estridente, Cara), a Kirsten Dunst e tantas outras que atraem olhares de "segunda vez" Estes olhares de "segunda vez" são os olhares que atraem as pessoas que apetece conhecer e admirar. São diferentes dos "olhares de única vez" que são aqueles que se esgotam no físico. Mais uma vez pela boca da Miuccia Prada; "o cérebro pode ser sexy" e isso é que é verdadeiramente interessante nas pessoas.
2. ATITUDE.
Aqui vamos pela mão do Alber Elbaz (saído da Lanvin), que refere uma tendência que está presente em todo os desfiles de Nova Iorque, Milão, Paris,..: atitude!
Alber disse: "Gritar é a nova norma, o mais "cool" do momento, mas eu prefiro os susurros".
Embora eu pudesse escrever um tradado sobre esta frase, o que me importa é que ela vem do meu ultra admirado Alber e porque as suas criações a refletem completamente e, para perceber isto, basta ir ver a Lanvin. Não estou só a pensar na roupa, mas também nos sapatos, nas carteiras,. nos acessórios e ... na publicidade. Ele que abandona a casa Lanvin e que nos deixa abandonadas de saudades na sua apologia de uma beleza subtil e intemporal que com os "likes" das redes sociais nada tem que ver.
Receitas para ter atitude? Pois passarão algures por "assumir". As rugas, os cabelos brancos (à "la Isabel marrant", isso mesmo). Com muita dose de confiança e de "optimismo energetico" que afasta os complexos e é capaz de transformar o "menos em mais", o mesmo é dizer, os defeitos em qualidades atrativas numa receita de sucesso garantido. Rir e sorrir. Dar a cada momento a simplicidade que o transforma em felicidade. Voltar a acreditar, voltar à ingenuidade e à autenticidade, ao entusismo pelas coisas simples e verdadeiras.
Ser capaz de transformar as situações imprevisiveis em triunfos.
E...em termos de moda? Passará por um estilo ancorado nas peças de sempre, "lidas", "interpretadas" e "exibidas"com este sentido novo, num "improviso despreocupado" completamente moderno. Por elas passarão seguramente um sobretudo estruturado masculino, uma camisa branca, "as" calças de ganga a que voltamos sempre, gastas pelo uso, o blusão "aviador", os ténis, mas também os vestidos floridos, os stiletos, numa combinação (im)perfeita, despreocupada mas absolutamente atraente.
Por último,veja aqui esta entrevista tão, mas tão, mas tão inspiradora , até porque são só 2 minutos,
E ... inspitre-se nestas imagens:
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