Gosto muito de Coca Cola e, embora não saiba se isso é verdade, sempre encarei a Pepsi como uma imitação bera da Coca Cola, uma "não escolha" e nunca optei por ela, até porque gosto de Coca Cola e acho a Pepsi "sofrível". Só me lembro de beber Pepsi quando não há Coca Cola e sempre com pena de não ter a autêntica.
Mas esta campanha passou os limites do razoável porque é tudo mau. Tudo e não há nada de positivo que aqui se possa encontrar. Vamos ver:
1º - Utiliza o "voodo", uma superstição (a superstição, embora não se possa ter consciência disso, é um pacto com o demónio e é o acto pelo qual se diviniza indevidamente algo que, na
realidade, não é divino. Na forma mais corriqueira, atribuem-se efeitos a coisas que o não têm nem podem ter).
2º - Relaciona essa superstição com o mundo do futebol, do desporto, no qual os valores que imperam são sempre os do esforço e das virtudes humanas. Ou seja, este anúncio é, em si mesmo, uma aberração: relaciona o mundo da superstição e "magia negra" em que se pretende obter "resultados" sem esforço com o mundo do futebol onde se triunfa pelas virtudes do esforço, da perseverança, do treino, do sacrifício empenhado e constante.
3º - É ofensivo. Para o povo Português. Para o Ronaldo que é uma figura de prestígio e muito acarinhada mundialmente. Um "ídolo" com quem as pessoas se identificam. Perante uma ofensa ao qual a Pepsi Cola .... fica sempre a perder.
4º - Uma coisa ofensiva nunca é boa. NUNCA e EM CIRCUNSTÂNCIA NENHUMA. É repelente e não atraente. As pessoas esquecem que, nas relações humanas, o positivo atrai o positivo e o negativo atrai o negativo e que, até por isso, nunca deviam utilizar a ofensa porque ela NUNCA resulta.
5º - O autor desta publicidade. Não sei quem é. Mas neste dia devia estra desmiolado (todos temos os nossos dias ...) mas pelos frutos se vê a árvore. Este não é bom. É muito mau mesmo. Mau de mais. Saíram-lhe as contas furadas porque o voodo dele não deu resultado e as pernas e o treino do Ronaldo fizeram mais e deram-lhe a resposta que merecia.
Quanto a mim, apetece-me dizer que nunca mais vou beber Pepsi Cola. Mas sei lá eu se algum dia vou estar numa ilha deserta sem mais nada para beber do que a porcaria de uma Pepsi. A vida prega-nos partidas e já me habituei a NÃO dizer NUNCA MAIS.
Bem... mas só se estiver numa ilha deserta e sem mais nada para beber.
PS - eu sei que ía mostrar o cabelo. Eu cortei o cabelo. Mas ... apaguei o rascunho do post onde tinha as fotografias para mostrar. Eu sou assim. Tenho que me render. às vezes .... apago de mais... Asneiras todos fazemos. É só uma questão de dimensão. Se eu fizer uma como este da Pepsi, espero que tenham a caridade de me internar numa instituição e fazer-me um "reset" cerebral.
Fica prometido que mostro. Refiro-me ao cabelo, claro.
Beijinho da Maria
2 comentários:
Mas com este Blog (com o conteudo do qual concordo, devo dizer!) a Maria esta a fomentar precisamente o que a Pepsi quiz, desde o inicio: 'marketing buzz' - a Pepsi, literalmente, nas bocas do Mundo. Eu? Vi, repugnou-me e desviei o olhar. Porque a Pepsi nao me merece mais publicidade.
Muito obrigada . Mas não acha que valeu a pena para falar da superstição e de como é um pacto com o diabo? Só por isso , a mim ajudou me. Às vezes somos tão pouco racionais...
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