31/01/2012

Quando toca os ossos, até ao tutano.

Queridos Amigos,
Este é um texto que escrevo compulsivamente, a um dia de convidar todos a fazer parte deste espaço, com o melhor que têm - na cabeça e na imaginação – e de, com isso, serem catapultados para uma esfera mais elevada, a de  deixar o rasto de ajudar os outros e de eu, com imenso gosto, me desfazer de duas coisas de que gosto imenso e que certamente farão alguém feliz.


Este é um espaço de moda com gostos que são sempre – modéstia à parte –  do melhor que há, em tudo, desde a Patek Philippe até aos melhores sapatos do mundo e não me eximi de mostrar aqui aquela passagem de modelos da Chanel num ambiente de luxo em que nada se poupou, num ambiente dos marajás das Índias e falei dos anteriores, dos luxos de Bizâncio às maiores riquezas do império dos grandes czares da Rússia. De vestidos em que cada pedra, cada pérola é cuidadosamente cozida à mão por mestres artesão em milhares de horas de trabalho paciente e cuidado.
E gostava de ter um Patek Phillippe porque, como diz na sua publicidade, nunca nos pertence porque o seu dono é sempre a geração seguinte. E também gostava de ter uma Birkin da Hermés, que também  iria passar para a geração seguinte, seguramente. Mas também não vivo para isso nem penso que seja menos sem isso, nem vou fazer tudo para ter uma Birkin nem ando obcecada por isso.
Mas hoje senti os efeitos da crise de forma tão crua que me chegou, como o frio destes dias, até aos ossos. E amo esta crise. Amo o facto de ter de me agarrar ao amor que existe dentro de mim e de o dar aos outros por não haver mais nada para dar. Amo o que esta crise me faz crescer e o desprendimento a que me obriga e amo a pessoa melhor em que me posso transformar. Amo esta crise porque, depois dela, eu serei uma pessoa melhor porque a dor me pode transformar nessa pessoa.

27/01/2012

Cheira de novo a Primavera

Queridos Amigos
Aqui estou em "prisão domiciliária" por mais uma crise do meu ponto fraco: a garganta e os pulmões.
Por isso, vou escrevendo.
Há dias fui convidada pelo meu querido Henrique da Zara para ir ver a colecção Studio.
São peças que fazem de qualquer corpo um bom cabide. Ou seja, assentam bem em qualquer um e (quase) todas as idades. São peças muito "clean", aquelas de que eu digo que têm tudo (ótimo corte, bons materiais, classe, definidas pela simplicidade estruturada e nem falar da relação preço-qualidade...) sem ter nada (de especial, que as defina como tal).
Aqui ficam para os meus queridos leitores, as que elegi como irresistíveis e que vão desaparecer das lojas muito rapidamente.

26/01/2012

BRAVO!

Queridos Amigos,
Acabei de chegar ontem da estreia do novo espectáculo do Filipe la Féria: Judy Garland, o fim do arco-íris.
Palavra de ordem: BRAVO!
Francamente não estava à espera de nada de especial porque conhecia tão pouco da Judy Garland, mas vim absolutamente deslumbrada com o espectáculo, como todas as pessoas que estavam naquele Politeama.
Recomendo. Sim, recomendo. Recomendo. Porque este espectáculo fica na cabeça e no coração e é uma lição de vida.
Primeiro pelo Filipe la Féria que é o responsável por tudo isto, porque ele é português mas se fosse inglês, francês ou americano provavelmente teria uma vida melhor, incluindo financeiramente. E porque não desiste. E porque tem talento. E porque o que faz, faz bem, dentro do estilo dele que é o dos musicais. E sobretudo porque é persistente, contra tudo e contra todos, ele ama o teatro e vai em frente. E Portugal não seria o mesmo sem o Filipe la Féria.
E depois pela interpretação e pelo vozeirão da Vanessa Silva. Não conhecia esta rapariga e está-se mesmo a ver que estava doida para saber quem ela é.

25/01/2012

Revivalismo, vintage ou uma questão de lifestyle

Queridos Amigos,Em primeiro lugar vou pedir um favor: quem souber onde posso arranjar um relógio destes da Casio diga-me que eu, deixo tudo, e vou lá direitinha buscá-lo. Ando simplesmente doida para ter um no pulso! Deixo tudo é uma forma de dizer. vou mesmo, isso é certinho.
Eis uma tendência que se instalou em todos os meios, em todas as idades, com inúmeras origens, das mais diversas proveniências,  em todas as áreas: arte, design, moda, arquitectura, gastronomia, agricultura, passando pela filosofia e pela economia (crescimento sustentado), pela gestão e, claramente, pelo ambiente e que eu penso que poderia chamar-se o ir à origem das coisas. Impressionante.
É nesta onda que vem o interesse geral pelo vintage, o revivalismo agora -por vezes magistralmente -adaptado à contemporaneidade

Participar e receber um presente que o vai fazer feliz

Queridos Amigos,
Não vou falar de concursos porque, se não, tinha de fazer um regulamento, ir chamar o Governo Civil (já sei que acabaram mas de certezinha que anda aí um IP, uma empresa pública, uma autoridade qualquer a fazer essas funções) e depois o IRS e, sei lá, ainda vinha atrás a ASAE fiscalizar e o Ministério Público, pois tem tão pouco que fazer..., bloqueava-me aqui o blog e lá ficavam os meus leitores a ver navios.
Por isso,  vamos dizer que são uns presentes a quem participar - uns presentes bons porque se não, não valia a pena - e por ter participado e a quem tiver a melhor intervenção (vão ser atribuídos dois).
Vai ser  muito simples participar e o lançamento vai ser dia 1 de Fevereiro e decorrerá até ao dia 1 de Março às 24H00.
Muito simples. Aqui, a partir do dia 1 de Fevereiro. Bastam boas inspirações e .... um clic!
Beijo da Maria

22/01/2012

Agora: falar sobre este blog e... novidades em breve!

Queridos Amigos,
Cada vez que aqui chego, a este meu querido blog, penso que ele é como os meus filhos: está maior do que eu.
Estou admirada como está a crescer e fico de boca aberta quando vejo o número  de entradas.
Não é o número que interesse, ou melhor, que me interesse a mim.
Ao google interessa que me andava sempre a perguntar se eu não queria publicidade, vídeos e essas coisas todas. A coisa andou bem porque tenho um "manager" de blog, que é  o meu homem, entendido  nisto e que me tem posto tudo à maneira  e feito todas  as vontades.
Atrás de cada entrada neste blog e em cada leitura de um post eu vejo, ou melhor, penso na pessoa, no clic que a fez chegar aqui, no tempo que parou e ler-me, no que pensou, como estaria, que coisas tem na cabeça ou aonde anda com a cabeça. Enfim! como penso nisto tudo em relação a cada entrada neste blog, imaginem como fico perplexa quando vejo o número de entradas.
E quando ultrapassarem os 5 dígitos - está quase! - eu vou "prantá-las" no blog, para todos acederem a essa informação.

21/01/2012

Não há temas tabu neste blog: encontros improváveis

Já aqui falei de duetos improváveis.
Agora vou aqui mostrar encontros improváveis,
Porque aqui, neste blog, não há temas tabus, nem medo à verdade, e  respeito absoluto à liberdade de cada um.. e
... porque o que aconteceu a estes: pode-te acontecer a ti!

19/01/2012

Está frio, mas às vezes já cheira a Primavera

Queridos Amigos

Não tenciono aqui mostrar as colecções da próxima estação, embora tenha intenção de falar das tendências. Isso é certinho e está prometido.
Por dois motivos: há sites fantásticos em que podemos ver as colecções todas, por marca / costureiro / casa e por estação e aonde não perdemos tempo porque vamos directos aos que mais gostamos ou que mais nos interessa. Eu aconselho o Style.com a que se pode aceder directamente por por aqui e vai direitinho às colecções. Chegam as semanas de moda ou as novas colecções e fica tudo  atulhado de informação que acaba por ser muito parcial, engajada,  influenciada pelos próprios gostos do editor ou blogger, conforme o caso. Prefiro as revistas e os sites que me dão a informação toda.
Mas vou aqui abrir uma excepção e mostrar o desfile da colecção Sonia Rykiel SS 2012 porque achei muito inovador em termos de tendências, consistente, quer na estrutura e forma das roupas, quer nos looks totais, maquilhagem e cabelos incluídos. E versátil, adaptável a todos as estruturas corporais (com as necessárias adaptações, como sempre) e, sobretudo, porque faz uma coisa que me maravilha: versão contemporânia de inspirações e reminiscências do passado.
Depois vou confessar uma coisa:

18/01/2012

Nos melhores pés cai a queda. Hilariante!

O que é que  querem?
Acho piada: horas de treino para conseguir chegar a desfilar, horas a olhar para o espelho: beicinho? cara de que todos me devem e ninguém me paga? Sorriso discreto? Cara séria? Lado direito ou esquerdo? Qual o melhor perfil? Engraçado que isto está-me a lembrar um primeiro ministro quando se preparava para anunciar ao seu país que ía pedir a intervenção da troika.
Depois horas a provar as roupas e os adereços e a pô-los-los à medida, horas a ensaiar, horas a arranjar os cabelos, a pintar as unhas, na maquilhagem. Fomeca para estar no limite e banana na espera do desfile para não desmaiar.
Instruções e mais instruções: onde andam depressa, onde desaceleram, onde param e quanto tempo, com que pose e com que cara devem olhar para as câmaras para a fotografia que vai correr o mundo. Tudo cronometrado.
Depois, chegam lá e ... pumba!
É aborrecido, sim, mas hilariante!
Ora vejam:

17/01/2012

Statement: positive thinking. Um sorriso.

Queridos Amigos,
"O sorriso é a porta de entrada por onde muitas pessoas entram pelo caminho da felicidade". Isto foi o que eu ouvi numa maravilhosa conferência no sábado.
E, realmente, nunca assisti a nenhuma indiferença perante um sorriso. Quantas pessoas se transformam de antipáticas (tímidas?) para pessoas afáveis depois de "levarem" com um ou dois sorrisos. Tenho uma vizinha que passou do não me falar a vir para trás e abrir-me a porta do elevador quando venho com sacos e ter conversas comigo sobre tudo!
Vem isto a propósito desta maravilha que é encher a Av. da Índia com enormes posters cheios de pessoas a rir à gargalhada ou a sorrir. O projecto "Inside Out Lx" de origem mundial, mas agora chegou à nossa amada cidade, com origem no fotógrafo francês JR para quem as identidades pessoais podem ser convertidas em peças artísticas.

15/01/2012

Namorar.

Queridos Amigos,

Aqui fica a "casa “que encontrei na semana passada junto do Saldanha.
Foi numa manhã levada da breca.
Não interessa agora as razões, estava há vinte minutos numa reunião com um grupo algo alargado de pessoas que representávamos três entidades diferentes, no pátio de um prédio junto ao Saldanha e alguém deu conta que estava ali mesmo um homem no chão. Eis o senhor Manuel, que dorme ali e ali vive, não sei há quanto tempo. Recentemente vindo do hospital no final do ano, lavado e alimentado, mas sem deixar que lhe fizessem mais nada. Não se aguenta em pé e ali passa o dia deitado. Que é do Alentejo, perto de Serpa, mas que está aqui melhor porque lá não tinha "nada". Que aqui tem tudo o que precisa e que agora só queria água. para lavar a cara e as mãos. mas não quer nada mesmo? dinheiro? o que posso fazer por si? tem tudo o que precisa. só quer mesmo água que é o que lhe falta. mas não lhe falta mais nada? nada. tem tudo. só queria água.Discurso perfeitamente coerente, perceptível, a responder a todas as perguntas, mas percebi que não via quase nada.

13/01/2012

Benvinda Gucci!

E pronto! A Av. da Liberdade está mais bonita. Finalmente vimos e gostámos muito.
Já demos as boas vindas à Gucci que é muito bem acolhida em Portugal, neste espaço fantástico, com o conceito de loja criado pela Directora Criativa da marca, Frida Giannini. À semelhança de cidades como Nova York, Milão, Paris, Londres ou Hong Kong.
Luxo, sofisticação e coisas bonitas.

12/01/2012

"Mesmo que tivesse uma boa imagem, duvido que desse o meu corpo a vender"

Queridos Amigos,
Vou fazer aqui uma confissão (ando a fazer muitas confissões neste blog): sou um bocado obcecada com o peso, embora já tenha sido mais, gosto de pessoas magras e não consigo fazer excessos sem depois estar dias a fechar a boca à entrada. Como Wallis Simpson (por quem o Duque de Windsor renunciou à coroa britânica), para mim uma mulher nunca é suficientemente magra.

10/01/2012

Louis Vuitton presents ... Shoes

Aqui fica a prova de que, apesar de a minha cabeça já não andar em sapatos, eles me caem ao colo.
Agora foi a Louis Vuitton que mos atirou.

09/01/2012

Angústia... Por isso vou continuar a pôr o Pingo no Doce.


Queridos Amigos,
Todos os dias trabalho com leis fiscais. O meu trabalho não é nada romântico e quando começo a falar sobre temas relacionados com ele as pessoas - literalmente - começam a bocejar. A começar pelos meus colegas do escritório que não "curtem" nada estes temas, como a generalidade das pessoas. Mas eu gosto. Gosto muito do meu trabalho. Mas gostava que eu o pudesse fazer de outra forma. Ando angustiada. Muito angustiada.

07/01/2012

Sábado e o resultado de vestir o primeiro que aparece

Misturas improváveis e o resultado de vestir o primeiro que aparece. Rápido, sem pensar muito. Porque é sábado e a agenda está  cheiinha.
Começamos pela cabeça. Os brincos eram os de ontem...

E sai um "Tuga", sim senhor!

Os Portugueses resistem. Os Portugueses reinventam-se. Os Portugueses vão  conquistar o mundo outra vez.
"E SAI UM TUGA!"
Confirmação de um caso de sucesso e do porquê desse sucesso: aproveitar as dificuldades.
Veja como:


06/01/2012

Madre mia!

Os  rapazes são de revista. Lindos. Enxutos. Irrepreensíveis. Estilaço e look simplesmente perfeito, tanto no conteúdo, atlético, como no invólucro, made in Milão (seguramente).
As vozes: do Céu.
A música: linda, para acalmar.
Os cenários: de filme.
A lição: aproveitar enquanto é tempo. Para não ter de pedir desculpa. Pelo tempo perdido e sofrer de saudades. E agradecer, agradecer, agradecer. Pela  nossa origem e por aquilo que somos.
Mama mia!


Coisas bonitas no nosso ambiente

Eu vi isto.
... Pareceu-me familiar.... Os sítios, as portas, tudo ....
Percebi de quem era e .... nem queria acreditar!
À mesma hora (há coincidência levadas da breca!) em que estava a ver recebi um telefonema que me confirmou a autoria.

04/01/2012

Sapatos II

Eis aqui os sapatos que vi hoje na Mango Touch e que - não sei porquê! - me fizeram lembrar os "manolos" (Manolo Blahnik) que aqui mostrei:

03/01/2012

O Ano da nossa vida: 2012

Queridos Amigos,
Em primeiro lugar não estranhem: vou tentar cumprir o propósito de escrever nos termos do acordo ortográfico, já em vigor. Certamente vai dar asneira: não tenho corretor e não sei as regras do acordo (vou estudá-las...). O que eu não quero é ler o que escrevi daqui a 5 anos e sentir-me dinossáurica por continuar a escrever da forma que, quer queiramos, quer não, irá desaparecer.
Dito isto, vou aqui falar de um assunto de que eu não pretendia falar. E vou fazer uma confissão.

02/01/2012

Pumps, stilettos, scarpins à conquista do mundo!


Queridos Amigos

Ando aqui a pensar que precisamos dos sapatos da nossa vida para nos levarem até ao fim do mundo.
E nada melhor do que época de saldos para os encontrar e ter companheiros para a vida, intemporais, maravilhosos, elegantes, para tudo e com tudo.
Por isso fiz uma selecção dos melhores sapatos do mundo.
Para todos os pés, gostos e alturas. Fiquei-me pelos clássicos, pelos que "andam sozinhos" porque o investimento é....de rico! (Mas não se preocupem que também vou aqui mostrar como se pode andar a parecer rico sem o ser).
Só que há um pequeno problema: como me obriguei a mim própria a não falar de escândalos neste blog, não posso falar dos preços.
Mas basta ir aqui para ficar a saber do preço de quase todos. Mas também são se esqueça de fazer uma visita aqui que tem uma rica surpresa.
De qualquer forma, também andam por aí, no eixo Av. da Liberdade / Rua Castilho / Artilharia Um a preços de semi escândalo e daqui a uns dias até talvez sem escândalo.

01/01/2012

O fim de ano

Aqui fica o look do fim de ano.
Feito  de escamas!
Passado a dançar, dançar, dançar....