29/06/2015

e vai mais uma

Isto é simplesmente horroroso. E se for o interior vermelho e o exterior branco transparente?
Eu já vi....



Mangas cavadas

Mangas cavadas podem significar categoria ou toda a perda dela. Continuo numa de visão negativa mas estou mesmo cansada de ver isto.

Minissaia e outras coisas.

Mini-saia agora escreve-se minissaia mas às vezes é uma visão dantesca.
A minha inspiração quase nunca me dá para escrever sobre o que não gosto porque são infinitamente mais (em número e em interesse) as coisas de que gosto muito.
Mas numa só semana vi dois pares de pernas a sair de uma mini saia marcadas pela forma da cadeira onde tinham estado sentadas.
Além desta há outras visões dantescas...

27/06/2015

Tshirt "jóia" + calças sporty

Gosto definitivamente desta entrada desportiva nas tendências de moda e do efeito "casual chique" ou, neste caso, "sport chique".

Que tal a ideia de a misturar com uma "peça-jóia" de pedraria?

Cerimónias, casamentos, baptizados e outras que tais.


 Quando se pensa em eventos mais especiais a primeira palavra que me vem à cabeça é a "adequação". Ao evento, às pessoas que queremos honrar e ... ao nosso corpo e maneira de ser (porque quantas pessoas vão para casamentos a parecer mascaradas!). Há regras protocolares como, por exemplo, levar carteiras pequenas e usar só chapéu quando o casamento é durante o dia (à noite não). Mas fora isso, o que me parece mais importante é pensar nas pessoas que nos vão ver e que queremos honrar, em vestir-nos para trazer mais beleza à ocasião, usar o que mais vai agradar às pessoas homenageadas. Isso, para mim, é verdadeiro "protocolo". Hoje em Viseu tive uma celebração muito, muito, muito especial. Nada de festaria mas uma celebração que me toca ao coração e me abre todos os poros da pele. E isso bastou para usar um dos melhores vestidos que tenho. Pode não se gostar, mas é um dos melhores que tenho e, claro, que gosto de paixão, E, como tinha que dar o melhor nesta ocasião, aqui foi ele. Com um casaco de camurça ultra-fino porque há sítios em que o respeito (será protocolar?) me atira para a manga comprida. Parece-me que pensar nos outros e na ocasião é o mais importante e que nos transporta para uma estratosfera que fica a milhas do exibicionismos, da afectação, da petulância e da peneirice tonta e vazia de sentido.


23/06/2015

O Solstício de Verão, o corpo e a roupa.

Gosto de vestidos des-construídos em efeitos geométricos desalinhados, como se de um tecido caído ao acaso se tratasse.
Que revelam uma pessoa e não mostram um corpo.
Nos efeitos desestruturados, nas linhas geométricas, na des-proporção encontro a modernidade, um sentido da moda que vai muito para além de um vestido. Vestidos que "encaixam" bem qualquer tipo de corpo porque simplesmente caem sem exibir, e são independentes da altura, largura e outras contingências, não só da pessoa que revelam, mas sobretudo do corpo que reservam para outras coisas infinitamente mais importantes do que a simples exibição pública e anónima.
E porque as escolhas em matéria de roupa nunca são neutras nem "acéticas", adoro esta preservação da intimidade, esta posse dominada e pacifica do corpo, da interioridade que mostra o que a pessoa é sem tornar público o corpo que a pessoa tem.
Um corpo que é corpo sem o ser "à vista desarmada" porque é demasiado importante.

E porque começou o Verão, tudo isto numa fluidez e largura que tornam compatível a roupa com o solstício do calor.

BOM VERÃO!!!!!!

20/06/2015

vestido comprido + misturas de colares

A minha ideia com este blog nunca foi mostrar-me nem apresentar fotografias bonitas que seriam muito mais apelativas e também nunca me importei de "ficar bem no retrato" porque o meu espirito é outro e muito diferente da maioria dos blogues que povoam a internet cheios de fotografias narcisistas das autoras que se mostram desde que estão na cama até que se deitam, contam a vidinha toda, incluindo coisas tão interessantes como idas ao supermercado e o jantar do dia. 
Recentemente retirei deste blog a indicação do número de visualizações porque a mim não me interessam números mas pessoas. Não me interessa fazer do blog um negócio, não me interessa ter "êxito" porque o meu êxito é outro (e muito diferente), não me interessa ser conhecida nem chegar à China mas também é claro que as portas estão completamente abertas e este é sempre um projeto aberto a tudo o que tenha interesse.
 Por isso dei ao blog o nome de Maria que, embora seja o meu, não é aquele pelo qual me tratam. Marias são todas as mulheres Portuguesas a quem quero de coração. 
E o que me interessa é, entre outras coisas, dar ideias ainda que em cenários "fora dos postes". Mas as fotografias "outdoor" são sempre mais bonitas até porque as melhores e mais maravilhosas cores são as cores da natureza.
Agora aqui fica a minha ideia de hoje: vestidos compridos com muitos colares conjuga num efeito que eu designaria um pouco "aciganado" mas que a mim me apetece imenso neste verão.
Tudo isto com uma confidência que fica entre nós: a minha mãe que é, desde que eu me lembro (e lembro-me ainda muito pequenina), o meu ícone de estilo e bom gosto, a minha inspiração, o meu "filtro", a minha conselheira, a antecipação das tendências e da compreensão da moda, não gosta de vestidos compridos. Eu gosto e parece-me que é a única coisa em que não acompanho o gosto da minha querida mãe a ainda um dia hei-de perceber porque é que não gosta de vestidos compridos. Porque é sempre tão interessante perceber porque é que as pessoas gostam ou não gostam das coisas.

19/06/2015

Coisa mais linda.

Coisa mais linda. É Bonbon de nome. Mas podia ser de chocolate












Riscas + correntes douradas

Tendência da primavera / verão 2015, as riscas que já vinham das estações anteriores, em efeito "navy" ou não, passaram de uma opção temporária de primavera e enchem toda esta estação.
Com correntes douradas (numa tendência adoptada, entre outros, por Michael Kors, ) dá uma ar "cool" chique.
 Que tal?





Corrente e argolas: Uno de 50; camisola: Mike Davis (saldos do ano passado), calças Marella, ténis: Uterque 





04/06/2015

Modern vacation style

Hoje mesmo, o net-a-porter chamou-lhe "Modern vacation style". Gostei tanto que para aqui vêm estas imagens bonitas. Principalmente porque, na praia, podemos "oferecer" esta imagem bonita que deixa os homens tranquilos ou satisfeitos (quem não gosta de coisas bonitas?) em vez de excitadinhos (quem ficar indiferente perante ?????????? e ??????? e????????).
Ficam em paz os homens e as mulheres que os acompanham (as mulheres no sentido da pessoa com quem estão casados ou ajuntados, as filhas, as amigas, as tias, as mães, as avós, as enteadas, as vizinhas,...) e que os vêem de olhos fixos nas '?????? e nos ??????? das outras. É tudo o que tinha para dizer hoje querido blog.





03/06/2015

Diagnóstico certo

Pronto! O que é preciso na vida é fazer o diagnóstico em vez de andar há mais de 8 meses (desde quando não me lembro) a arrastar a perna e a coxear chegando a interromper o exercício físico por incapacidade.
Tenho uma tendinite do costureiro
Assim saiba eu diagnosticar todas as "tendinites do costureiro" da minha vida. Prontamente e não como desta vez. E sobretudo quando, como agora, eu não fizer a mais pálida ideia de que, no meu organismo, há uma coisa que se chama tendão do costureiro.

Home sweet home.

Chegada a casa.



Ao vivo e a cores.


É sempre bom ver os modelitos aqui sugeridos ao vivo e a cores e na vida real.






               

01/06/2015

As coisas que me acontecem davam um filme #1

Começam as festas de Lisboa e nós a pensar que andamos a perder algo de mesmo importante.
Ontem fui ao jardim da Estrela e lá me deparei com um baile patrocinado pela Corega ("fixação e limpeza de próteses dentárias") e pela rádio do Sim (que eu fiquei a conhecer).
Este senhor perguntou-me: "você tem esposo?". Eu disse-lhe que sim, que tinha. Então ele disse-me "é que te ía convidar para dançar, mas agora já não convido".
Eu não fui dançar com ele. Mas só porque eram cães a mais.


"Vintage denim". Gostamos
















Ganga envelhecida, rasgada, tingida. Gostamos.
Sobretudo quando misturada num efeito surpreendentemente chique!


Aqui ficam umas imagens de pura inspiração: