31/05/2015

As minhas escolhas a metade do preço.

Quando o Verão ainda nem começou, a minha seleção de compras acertadas que valem a pena, a metade do preço (e estamos a falar de coleção desta estação).
É ocasião de aproveitar para renovar o guarda roupa com peças diferentes e que podem conferir muito estilo e renovação.
A melhor coisa é encontrar as peças de que gostámos e pagar metade por elas.

29/05/2015

Minha Mãezinha do Céu, querida Mãe



Aqui venho eu agradecer porque fomos rezar a Nossa Senhora de Fátima e, neste mês de Maio, arranjou trabalho a duas famílias.
Eu sabia que sim. Que muitas graças íamos receber. Para nós e as nossas famílias os nossos amigos, os nossos trabalhos, os doentes, os sacerdotes, tudo e todos. Mas a Nossa Mãe do Céu fez antes mais e melhor.
Somos uma sortudas.
E eu venho ao meu Blog só mesmo para Lhe agradecer.

Adolescentes: que lhes dizer?

O mundo seria perfeito se coincidisse (i) o que pensamos dizer, (ii) o que dizemos efectivamente  e (iii) o que as pessoas percebem. Mas quase nunca coincide. O mundo da comunicação entre as pessoas é muito complexo, muito rico e muito divertido e desde que tenho a Bonbon que me apercebo que a comunicação entre os animais é infinitamente mais simples e transparente.
O que dizer a uma adolescente que teima em fazer uma tatuagem de caveira nos ombros, um piercing à vaca no nariz, usar um biquini fio-dental ou que simplesmente usa maquilhagem que a parece fazer ter 40 anos?
Antes de tudo, é necessário investir. Em quê? Investir na educação dos filhos e dos adolescentes em geral. Parece-me que é o melhor investimento "material" porque é um investimento que tem sempre retorno com juros (e a falta de investimento também se paga muito caro, caro de mais). Às vezes não é possível explicar as coisas porque os filhos têm uma visão e uma "experienciação"diferente  (no caso dos adolescente é muito massificada e eles não gostam de se sentir diferentes dos outros: todos conhecemos o argumento do "todos têm" ou "todos fazem").
Às vezes não é uma coisa fácil, mas as coisas preciosas têm um preço elevado que vale a pena pagar por elas.
Nestas situações o que sobra sempre é falar. Falar só se deve falar em último lugar, acho eu. O que faz falta em primeiro lugar é perguntar e fazer as perguntas certas. Que perguntas? As perguntas necessárias para perceber. Perceber e compreender e pôr-nos no lugar, nas circunstâncias, na idade, no pensamento, nas aspirações dos filhos até chegar a perceber porque é que para eles é importante querer (ou dizer que querem) pôr um piercing que os vai assemelhar a um bovino. Ou porque é que querem, com 14 anos, usar batom vermelho e "cat eye liner" e tacões de 12 centímetros.
O mais importante para ajudar é compreender. Se nós não compreendermos o porquê, as causas, nunca, mas nunca mesmo vamos conseguir ajudar. Ponto.
A seguir vem o acreditar. Acreditar. Acreditar. Em quê? No simples e objectivo facto de que os filhos (e os adolescentes) têm uma coisa dentro da cabeça que é uma massa cinzenta que os faz raciocinar, mesmo que a evidência seja a ausência total de cérebro, pensar e chegar à verdade. Muitas vezes a culpa é dos pais que querem atalhar caminho e dão aos filhos o prato com a comida já mastigada. Isso não ajuda. Porque a diferença tem de começar dentro deles, não vem de imposições exteriores. Para chegarem a algum lado, os adolescentes têm de parar, têm de pensar, têm de questionar, têm de concluir. Nem que para isso tenham de tropeçar e, às vezes, magoar-se.
Por último, às vezes é preciso falar, dizer coisas, fazer afirmações e quase nunca é só "porque sim". Temos de mostrar o porquê e, para isso, temos de saber nós as razões. Os pais que não sabem o que querem da vida não podem ensinar os filhos, os pais que não são felizes, não conseguem criar filhos felizes (e a felicidade nunca é  o"tudo a correr bem"). Finalmente, os pais que não sabem o que é bom para os filhos, não conseguem formar os filhos porque isso é impossível e muitas vezes se confunde o que se quer para os filhos com aquilo que é melhor para os filhos. Para não falar dos pais (divorciados ou não) que usam os filhos como moeda de compra ou de venda de agressões entre si.
Ás vezes as opções mais justas dos filhos são as que mais custam aos pais, mas aceitá-las faz parte do nosso percurso de vida e do nosso amor pelos filhos. Porque os pais têm necessidade de continuar a "educar-se" a si próprios continuamente até porque não aprender é morrer.
O "porque não" nunca é uma razão que motive os filhos a actuarem de acordo com o que é melhor para eles. O cuidado no que se diz, como se diz, onde se diz talvez ajude a passar a mensagem. Um "é feio" talvez seja melhor do que o "fica-te mal" ou o curto e grosso"não gosto".
Nós temos de nos continuar a educar sempre. E a paciência é uma coisa que existe e que nos leva longe e nós temos de ter consciência disso.
É tempo. E o tempo é escasso e o melhor luxo é vivê-lo da melhor forma possivel

Falling from the sky






Não sei são "os melhores" mas que são amiguinhos das mulheres, disso não tenho dúvida ( dos homens também, sobretudo se pensarmos nos "Cristianos Ronaldos" da vida).
Também não sei se são eternos, mas que fazem boa companhia, disso também  não tenho dúvida



Estes são da Luísa de Brito Joalheiros, à venda na Ourivesaria Portugal (Amoreiras).
Mas encontram em qualquer Parfois ou Acessorize da vida :) :) :)

27/05/2015

Roubaram-me a matrícula

Pronto. Ontem cheguei ao carro e estava sem matrícula da traseira. Roubaram-ma e para coisas boas é que não foi. Vamos ter folhetim. Sempre foi um mimo estar à conversa com o agente Ricardo da Esquadra da minha área de residência que diz "subtracção"  em vez de dizer furto. Eu não o corrigi porque realmente deixei o carro todinho na garagem e quando lá cheguei estava o carro menos o raça da matrícula. Gosto assim quando se resolve tudo com fórmulas algébricas de segurança matemática. Grande agente Ricardo!
Já agora: a matricula foi roubada na garagem. E desde ontem até hoje que não faço nada na minha santa vidinha que não seja esquadra-loja de  fazer matrículas- loja de colocar matrículas - leva a Bonbon à rua no carro para ver se ela se alivia na rua e não no carro  a ver se o raça dos ladrões agora não aviam a matricula da frente.
Tudo com facturas, claro (a mais demoradinha foi a  do agente Ricardo que só na esquadra estive duas horas da minha vidinha). Que vou usar quando virem as notificações de que ando a assaltar bombas de gasolina, passar portagens ou roubar carros.
Tudo muito fácil de resolver. Medo mesmo só tenho das portagens porque ai vão os anéis e os dedos com as finanças a cobrá-las.
vai lá, vai. Um país onde a pessoa tem mais medo de ser apanhada a passar portagens sem pagar do que ser apanhada a roubar carros.. Vai lá, vai.

Ajudar as pessoas só porque sim.

O ginásio é uma fonte de inspiração. Não deixei de ter na cabeça a frase de hoje de "queimar é bom". Realmente queimar é bom, nem que cheire a farrusco. Há que queimar muitas coisas.
Há meses (quantos?) que ando aleijada numa perna. normalmente as pessoas é ombros, joelhos e essas coisas mais evidentes. Eu é a perna. Coxeio. Não liguei, não abrandei até que fui parar mesmo a uma clínica de encher chouriços  no qual me foram diagnosticadas coisas de tradução impossível ("googlei" a linguagem dos exames e fui parar a coisas estranhas. Quando cheguei a bicos de papagaio desisti de googlar e fui mesmo falar com ortopedista, bem meu amigo). Tudo inconclusivo, claro também com bicos de papagaio na perna,, não podia ser
Tudo a propósito da perna e de ter de parar o ginásio. Hoje estava um PT que não tinha nada a ver com o assunto, que podia ter passado ao lado mas que me resolveu ajudar. E ajudou mais do que uma sessão de fisioterapia, mais do que o médico veterinário (sem ofensa para os veterinários) que me fez o raio X e a eco. Perdeu tempo comigo, explicou-me tudo sobre tendões, músculos,  cargas e contra-cargas, deu-me uma lista de exercícios e só sei que saí do Holmes Place como nova e com um elenco de exercícios que me vai ajudar mais do que tudo. Ajudou-me porque sim. Não tinha motivo, não tinha obrigação como tinha o veterinário (sem ofensa para os veterinários). Possivelmente ajudou-me porque gosta de ver as pessoas bem e porque seguramente é uma pessoa de bem, de bem como a vida, com ela própria e com o mundo.
E  já agora: chama-se Celso e trabalha no HP da 5 de Outubro.
Como não faz ideia que eu escrevo aqui, vai ser igual para ele.
O mundo seria muito melhor com muitos Celsos.

25/05/2015

Disciplina

Tenho de me disciplinar. Se não, acontece sempre o mesmo: a excepção passa a regra e perde-se a piada e a pinta. E mais vale piada com pinta.
Quase nunca se pode ter tudo.



E lá ficam as sabrinas nos pés o dia todo.

Vestidos.

Gosto de vestidos largos, soltos, fluidos, que se põem sem pensar em mais nada e que se usam usam, usam de mil formas diferentes, dependendo dos acessórios, do dia, do "mood".
Simples ou com estampados.

Vai dar banho ao cão.

Já sei o que é "vai dar banho ao cão".
Há sempre uma primeira vez para tudo. Aqui fica registado para memória futura. Quem também parece que precisava de ser cardada é a dona da Bonbon, mas não há quem resista a esta ventania.
Em matéria de "outfit": gosto de cinzento com branco. Sem dúvida nem reticências.


Óculos de Sol. Novas formas.

Em matéria de óculos de sol podíamos escrever um tratado que, para mim, começaria pelos óculos de sol do meu avô, com os quais eu não me lembro de o ter visto, mas que lhe pertenceram. As lentes amarelas completamente redondas com as armações em metal, assumidamente metal.


Depois ficaram na memória alguns óculos icónicos. Alguns permanecem e só para dar alguns exemplos que têm piada, aqui fica:

1. Os grandes que a Jackie O. usou e que inspiraram a Ray-ban que lhe deu o nome.
2. Os "cat-eye" da Gace Kelly e da Brigitte Bardot
3. Os imortalizados pela Audrey Hepburn da Oliver Goldsmith  que ainda hoje se fabricam com o nome Audrey e que encontram à venda na Farfech (infelizmente parece que só no site do Brasil), mas que também inspira um modelo da Celine e muitos outros de outras marcas.
4. Quando vejo o modelo da Persol não consigo esquecer-me da imagem maravilhosa do Steve MacQueen e do seu perpétuo estilo casual-chique, fonte de inspiração para todos os homens!
Neste momento em que escrevo, estão a fazer caminho os óculos retro mas em formato contemporâneo, que às vezes nos transportam para a ficção cientifica ou para o tão próximo ciber espaço.
O que me parece mais interessante é que as formas são mais estilizadas mas diretamente retiradas das clássicas.
Estes são da Dior

22/05/2015

Ideias para casamentos e festas de cerimónia

Ultimamente o tema tem sido soluções para casamentos, festas de baptizados, primeiras comunhões.
A questão aqui é que a pessoa tem de honrar os festejados, ir adequada mas, sobretudo, bem e de certa forma "intemporal" porque vai ficar registada em fotografias memoráveis que cá ficarão de geração em geração.
Ontem tudo se passou de "três em um" (como quase tudo na minha vida) porque tinha acabado de "aparcar" no estacionamento das Amoreiras, final de dia e para fazer recados.
Isto vem para aqui só porque acho que pode dar boas ideias a quem tem casamentos ou festas de cerimónia e porque é importante "transformar" vestidos, dar-lhes um ar diferente, de forma a tirar o maior partido possível da roupa.
Sempre gostei do efeito "jóia" na roupa e de colocar coisas nos sítios mais improváveis. A cintura é um deles.
As mensagens e os SMS ao telefone que aqui deixo decorreram entre compras, jantar, arrumações de cozinha e ida à rua com a Bonbon, tanto da minha parte como desta ultra-estilosa amiga minha (cujo cabelo é de fazer inveja às pedras da calçada e que tem um figuraço de um corpo). Foi assim:



18/05/2015

Pop up "wardobe" - Parte #2

 Vestidos de flores ou saias de tecidos florais, fluidos e confortáveis + cabedal em formato biker jacket ou outro. Casamento perfeito em matéria de "indispensáveis" para estes dias de transição
Boas inspirações!

14/05/2015

Pop up wardrobe. Confortável para agora mesmo!

Altura do ano para "casar" peças da estação passada com as da Primavera e do Verão porque os dias e o tempo oscilam como nunca visto. Lembrei-me de fazer um roupeiro "pop up" com  peças que dêem o maior conforto possível em dias em que as temperaturas vão dos 12 aos 30 graus, intervalando dias de verdadeiro verão com dias de um Inverno chuvoso. :) :) :)
Aí estariam em primeira linha as camisas brancas, os blusões de pele (camurça ou cabedal), uma trench coat e, claro, as calças. Essas, afuniladas, "boyfrend" ou à boca de sino.  Sem sombra para dúvidas: sandálias.
Quanto a acessórios, podiamos dizer que os óculos de sol e os lenços de pescoço marcam esta "season" que, daqui a um par de semanas, termina com a entrada gloriosa do Verão.
No entretanto, há que desfrutar e ser felizes. Por isso: declaramos aberta a temporada. 
Aqui ficam as nossas sugestões. Bem sei que não são novidade. Mas há alturas em que o conforto se impõe perante a necessidade de adaptação do corpo à instabilidade do tempo.
Esperamos que sejam inspiradoras!
Não esquecer: "o tempo é um bem escasso e o maior luxo é vive-lo da melhor forma."

11/05/2015

Falar do que não se sabe dá sempre em porcaria.

"Ninguém, absolutamente ninguém faz abortos por prazer. As mulheres fazem-no por necessidade." A individua que escreveu isto conhece todas, mas todas as mulheres que abortaram. TODAS. Em Portugal e arredores, incluindo China, Sibéria, Antártida (Alasca e o Ártico) passando pela Patagónia. É uma verdadeira mulher do mundo. Esqueceu-se foi de falar com a médica ginecologista que trabalha num hospital público, aqui perto (Norte de Portugal), que me confessou a mim (que, como esta individua, não trabalho em hospitais nem lido com as mulheres que fazem abortos) que, um par de anos após a legalização do aborto em Portugal, uma única mulher tinha feito 10 (DEZ) abortos nesses breves anos (DEZ abortos: uma DEZENA de abortos em breves anos, não sei quantos anos, que eu não invento). Não sei se os os fez por gosto, mas fê-los foi de BORLA, grátis, não pagou (não pagou ela: pagámos nós e continuamos a pagar para isto que nos lixamos). E também se não os fez por gosto, também não os fez por desgosto que, por desgosto, não tinha feito 10 (não foi 1, nem 2, nem 4 nem 6, nem 8: 10). E se os fez por necessidade deve ter sido por necessidade de juízo.
Tropecei com esta mesma individua a dizer que "A Igreja é um lobby do caraças, podre de ricos, luxos, podres de podridão, pedófilos e outras demonstrações do demo que procuram esconder."
E se eu lhe disser que ela não se preocupe com a Igreja porque ela tem a quem sair, que a família dela é uma cambada de gente reles são pessoas parecidas entre si, onde figuram, para além de outros anormais, alguns pedófilos.
Tem de aceitar o que eu escrevo sobre a família dela porque em comum com o que ela escreve sobre a Igreja tem o seguinte: falamos ambas do que não conhecemos.
Gente que fala do que não sabe, cai sempre na asneira. Pior quando a asneira é ofensa gratuita e injusta.

10/05/2015

A evolução do estilo da Bonbon

É oficial. É "minha" mas é de todos (claro que é minha e não consigo viver sem ela nem ela sem mim), foi um feliz e inesperado encontro.
Tenho uma cadelinha daqui e peço que todos "likem". É uma raça pouco conhecida em Portugal, conhecida como o "cão contente", Grand Basset Griffon, É a coisa mais querida do mundo e arredores. Obrigada querida F.M.C. Obrigada!!!!Também por todo o apoio e ajuda.
Entretanto, está cada  vez mais parecida comigo e resolvi aqui imitar a Vogue e fazer um "remake" e um "make" da evolução do estilo da Bonbon. Repito: está cada vez mais parecida comigo, mas quem sai aos seus não degenera. Tudo bem e nos conformes, portanto.

Viseu. Unhas de Gel numa visita ao Punjab, na Índia.

Nas minhas viagens regulares a Viseu, uma das rotinas "obrigatórias" é pôr as unhas em dia (= gelinho).
Hoje encontrei a Paula num novo salão e cruzei-me com a Ruby, uma indiana do Punjab que me encantou e que tem o resturante indiano mesmo ao lado do cabeleireiro.
Na Ruby fascinou-me a mistura do vermelho com a cor da pele, as sobrancelhas com um desenho perfeito, um cabelo riquíssimo e maravilhoso,a simpatia (querida!!!!) Definitivamente amo de paixão as diferenças das pessoas, das raças, das origens.
O cabeleireiro é um espaço acolhedor, com muito bom ambiente, decorado ao estilo de "sala de estar", As unhas de gel a 8€ em perfeição. Perfeição de atendimento e resultado.
Para os que são de Viseu e para os que não são, recomendo.


 Av. António José de Almeida, 306, Viseu

https://www.facebook.com/smartart15



Se quiser ver mais fotografias, continue aqui:

07/05/2015

Perfect Styling

Gostei imenso. No net-a-porter.
Para quem interessa: obrigatório ver. "The Styling Clinic"
Aqui fica o link, em 3 minutos, muitas ideias. Perfeito!


http://www.net-a-porter.com/intl/magazine/298/18

Um beijo ou dois beijos?

Preciso de conselho sobre este assunto. Urgente. Quem puder ajudar, diga!
Há quem ache uma possidonice cumprimentar as pessoas com dois beijos e considere isso um atentado contra a boa educação que sela logo a pessoa como uma genuína parola. Há quem diga que em Portugal sempre se deu um beijo e que dois beijos é importado de França e só os parolos é que se cumprimentam com 2 beijos.
Fica-se carimbado com 2 beijos. É-se um parolo e pronto.
Certo que é a pessoa mais velha ou mais importante (ou a senhora) que determina a forma como se deve cumprimentar.
Ora é aqui que a sopa se entorna toda. Uma pessoa dá-nos a cara (salvo seja) e ficamos sem saber se lhe damos a outra face (e ficamos carimbados como parolos)  ou se nos ficamos por um beijo (e somos gente com os mínimos de boa educação mas capazes de deixar a outra pessoa com a cara pendurada à espera do 2º beijo). Nunca ficamos bem porque nunca sabemos o que a outra pessoa vai fazer e se vamos ficar nós pendurados ou ela.
Em, geral, a minha geração é de 2 beijos (somos os parolos) mas a geração mais nova  é de um beijo. Mas depois verifico que há uma geração mais nova e desempoeiorada que se cumprimenta com 2 assumidos beijos. E nunca sabemos em que ficamos: 1 ou 2 beijos?
Aquela sensação de dar só um beijo e a outra pessoa ficar com a cara pendurada?
Ou aquela sensação de obrigar a pessoa a voltar com a cara atrás porque ficamos nós de cara à espera do 2º beijo?
Ora aqui está a minha questão existencial: 1 beijo ou 2 beijos? Quem pode ajudar?

Mais valia ter estado quieta

A H&M resolveu vestir estas celebridades para o Gala Benéfica do MET (Metropolitam Museum of Art em Nova Iorque). Mais valia ter estado quieta como demonstram estas fotografias.
Cada uma melhor que a outra.