20/10/2015

A peça chave da modernidade actual.


No inverno passado já para aqui trouxe várias saias bastante compridas, em formato plissado ou rodadas.
Mas agora é oficial:  as saias têm uma nova forma e uma nova altura. Mais compridas, a cintura mais subida. Podem ser em formato "tubo" (ou lápis) ou largas, rodadas ou plissadas. Mas sempre compridas.
E, nesta estação (e nas próximas porque esta tendência vai permanecer), consideramos que a diferença de modernidade tem passagem "obrigatória" pela saia comprida que funciona como um (ou talvez "o") "fashion statement" da temporada (para os mais atentos, todo o estilo setenteiro e boémio já vinha das estações anteriores, embora se tenha consolidado agora).
Não há criador que não as tenha incluído na coleção desta estação (e da próxima), não há look de street style apanhado pelas câmaras mais influentes que não as exiba de uma forma completamente nova e atractiva.
Algumas ideias:

SAIAS TUBO OU LÁPIZ: use-as com camisolas ou casacos "over size" (=grandes) de forma a que a silhueta se torne mais moderna e sobretudo porque estas saias têm tendência a marcar a anca.
Proibido: usá-las com camisolas muito justas, a não ser que tenha uma anca muito estreita. Aqui deixamos um exemplo na fotografia da runway do Tom Ford  F/W 1015/16: pura inspiração!

SAIAS RODADAS: use-as com a cintura marcada, com camisolas de lã merino ou canelado ou blusas cintadas, justas, sempre por dentro da saia de forma a marcar a cintura. Ou com casacos curtos, de malha ou blasers com um cinto (veja o look A. Mcqueen que aqui deixamos). Proibido: usar com camisolas compridas por meio da  anca porque pode dar um ar de avózinha saída de uma revista do século XX e porque baixa muito a altura (excepto se tiver 1,75 cm e for muito esguia). Se quiser usar com camisolas por fora da saia, então que sejam camisolas curtas ou assumidamente compridas mas desaconselhamos ser pelo meio da anca (ar pesado).

CASACOS: a cintura marcada e este tamanho comprido de saia também se usa em casacos. Use-os com a cintura marcada por cintos usados por fora (veja as fotografias Chanel que aqui deixamos) e fará um êxito.

Por último: o "must" é usar com botas de cano alto, redondas e de meio salto a tapar completamente a (ou o terço da) perna. Para um ar ultra-moda, atreva-se a usar com sapatos desportivos ou masculinos ou simplesmente com sandálias.
As sabrinas, os botins e os sapatos mocassins ou stilletos também acompanham estas saias o que versatiliza o seu uso.
Proibido (mas mesmo proibido): usar com sapatos tipo "ortopédicos". É tudo o que não queremos (devia pagar multa: veja a última fotografia).
Veja estas ideias de pura inspiração:

LANVIN:





TOM FORD:



MARC JACOBS:


GUCCI
(numa imagem em que não nos é indiferente a modelo com óculos de ver com um ar ... colegial para não dizer outra coisa)



CHANEL:




MCQUEEN:


Em street style também é de vista obrigatória:







3 comentários:

Margarida disse...

Muito bom! E lojas onde as podemos encontrar?? Beijinhos

Maria disse...

Minha querida Margarida nem imaginas quantas eu tenho na minha cabeça que vi nas lojas "low cost" e nas mais exclusivas e que estão agora mesmo à venda. Ás vezes tenho pena que o nosso pensamento não se possa transmitir pela internet!!! No próximo post eu vou mostrar as saias que vi e que mais gostei. "Palpita-me" que também vais gostar!

Margarida disse...

Obrigada tia! Adoro saias maxi, tanto tubo como rodadas ou plissadas, cintura subida e bem marcada, muito anos 50!! Fico a espera a dicas!! Muitos beijinhos