18/10/2013

Unmissable exhibitions in London




Se vier a Londres não perca no Victoria & Albert Museum estas exposições temporárias. 
A entrada no Museu é gratuita. A exposição das pérolas são 10 Libras e a Club to Catwalk (London Fashion 1980's) são 5 Libras. Horários e mais informações aqui




Na secção "Fashion":  



 As fotografias que vou mostrar são da exibição permanente do V&A Museum (secção "fashion"). Das exposições temporárias: era proibido tirar fotografias. Cumpri.  Quanto à das pérolas, é impressionante como, depois de mostrar e explicar a forma extraordinária como se formam as pérolas, incluindo as de cultura com a extraordinária intervenção de Mikimoto (passei hoje na loja dele em New Bond Street...) e jóias únicas desde os tempos dos romanos até à actualidade, a exposição acaba de forma abrupta, numa crítica explícita à intervenção dos chineses,  com baldes de alumínio cheio das pérolas do rio - horrorosas, sem qualidade - com que eles literalmente inundaram o mercado (atenção que há pérolas do rio bonitas e de boa qualidade...).
Quanto à exposição Club to Catwalk, London Fashion 1980's, foi um revavalismo. A influência dos clubes nocturnos nos designers, o lançamento do London Fashion Week, com o apoio de Margareth Tatcher (imagine-se!) as primeiras obras do Galliano e do Paul Smith. A Vivianne Westwood e os Sex Pistols, o movimento punk (que durou meia duzia de anos e nada mais mas deixou marcas que perduram na moda), o uso da licra, a excentricidade e a crítica ao "establishment". Não é a minha praia, não. Mas pensei que, se em Portugal, se tivesse apoiado a moda assim, desta maneira, se calhar hoje estávamos a anos luz do sítio onde estamos.

A  exposição permanente do V &A Museum leva-me a crer (mais uma vez) que moda é arte. Vou mostrar os que considerei mais icónicos;



 Finalmente, ficamos a saber a idade do Keiser (Karl Lagerfeld, um dos homens mais influentes no mundo da moda, há mais de duas décadas a dirigir a casa Chanel)!!!!! Ele fez anos há poucos dias e guardou segredo absoluto sobre a sua idade, o que me fez ficar com curiosidade. Será que sabe que está "esparramado" no V&A???? Ora... parece que este génio tem agora... 75 anos feitos!!!



Por estas e por outras ... a moda inglesa... huuuummmm....huuuummmm.



 vamos mudar de ano e de estilo. Os anos 70!

Estas sandálias podiam agora andar nas passarelas, nas montras e nos pés. Super actuais!
























ANOS 50. O incontornável Christian Dior, com o "new look", o extraordinário inovador Cristobal Balenciaga e... os seus discípulos.
















DOS ANOS 40 AOS 50: "tailored to fit"




Elsa Schiaparelli!!!!









INÍCIO DO SÉCULO XX
Se estas sandálias fossem de agora, não admirava. O que é surpreendente é que são DOS ANOS 30 DO SÉCULO PASSADO!!!!!







SÉCULO XVIII








Continuo em Londres. Vou dando notícias. Fiquem bem. Um beijo da Maria

7 comentários:

Margarida disse...

Que bom banho de cultura muito obrigada!

Maria, agora sem ter nada a ver com este riquíssimo post, para quando um post sobre Elie Saab? Quanto mais descubro mais adoro, e estive na "sua casa" nos Champs Elysees em Setembro, em contacto com algumas peças das mais recentes colecções, e foi qualquer coisa que nunca vou esquecer! um hino à beleza, à feminilidade, ao bom gosto e um riquíssimo trabalho com os mais maravilhosos tecidos, rendas, transparências etc etc etc!

gostava muito de saber a sua opinião, talvez para quando voltar de Londres, porque Londres já de si tem muito para contar!!

um grande beijinho

Margarida

Maria disse...

Querida Margarida: Elie Saab é do melhor que há quando o tema são vestidos de festa. O nível dele é o do "creme de la creme" da alta costura. Gosto muito, muito, muito de todo o trabalho dele (incluindo o pronto a vestir). Ele é, actualmente, do melhor que há. Infelizmente é tão selecto que dele não se pode dizer que seja um influenciador de tendência, do street style, daquilo que passa para as ruas, como o Karl Lagerlfeld, a Stella McCartney, o Marc Jacobs, Phillip Lim ou outros. Mas é de uma beleza incontornável, intemporalidade e chique. Vê só isto que é um regalo para a vista: http://www.style.com/fashionshows/complete/slideshow/2013PF-ESAAB/#13 Beijinho grande!

Maria disse...

A colecção Eliee Saab (pronto a vestir pre-Fall) de que estava a falar começa aqui:
http://www.style.com/fashionshows/complete/slideshow/2013PF-ESAAB/#13

Margarida disse...

Muito obrigado, vou ver tudo com atenção! Beijinhos

Margarida disse...

Muito obrigado, vou ver tudo com atenção! Beijinhos

Unknown disse...

Gosto tanto deste blogue!!!

Maria disse...

<3 !!!!!!