10/08/2013

Benvindos a Alcobaça!


Hoje chegou a vez de Alcobaça.
Uma terra de um Mosteiro cuja história está ligada à fundação de Portugal, ao nosso primeiro rei D. Afonso Henriques e à conquista de Santarém, a um voto de construção do Mosteiro e da entrega dessa promessa a S. Bernardo de Claraval. Um mimo de História e histórias onde foram parar D. Pedro e D. Inês. Bem... visitar o Mosteiro é pisar o chão da nacionalidade e é uma sensação única. Só que este é um blog de modas e escrito por uma mulher. E uma mulher está doida para visitar um Mosteiro destes com tanta História e tantas histórias, mas entra na primeira loja que a encanta e que vale a pena conhecer. E, como já faltava pouco para o Mosteiro fechar, lá fomos encantar-nos com o artesanato de Alcobaça e deixar a visita ao Mosteiro para hoje, dia em que escrevo.
Conhecem as chitas de Alcobaça? Encontrei um espaço que fica em frente do Mosteiro e é... imperdível!!! Assim como esta cidade de pessoas de tão bom gosto. Vamos visitá-la? Vale a pena...
Desfrutem!




Outfit: um vestido de "enfiar e andar", super confortável para estas ocasiões! Sapatos: rasos, sem dúvida.



Não apetece ???




A dar para a parte lateral do Mosteiro, dei com este mimo tão "TUGA" (eu risquei o número de telefone...):







´


Ora foi aqui que me perdi e até Luís Onofre encontrei!!! Quem diria??? Em Lisboa só no Corte Inglés e muito contado. Aqui... em Alcobaça os modelos mais "in"!!! Chama-se "Made in Alcobaça" e é de paragem "obrigatória". Razões mais que muitas: mas um enorme bom gosto, actualizado, contemporâneo com o melhor que esta terra tem - as chitas de Alcobaça - e cujas primeiras referências datam do séc. XVI!!!!! Espírito Português de Portugal. Do melhor que há. Com um imenso sentido da tradição, do que herdámos e que é bom, mas adaptado ao espírito e à vida contemporânea. Adorei as toalhas de praia, os sacos forrados a chita, os aventais, as louças, os sacos de alfazema. E, claro!, uma enorme surpresa dar com Luís Onofre num espaço diferente dentro deste, como se, de repente, passássemos para uma boutique com o que não encontro em Lisboa.... Bem! Os responsáveis deste espaço são gente de bom gosto. Vamos ver:


Fica mesmo em frente da entrada principal do Mosteiro:














E estes ... têm a "assinatura" dele. Encontrei-os aqui mesmo em Alcobaça. O meu tamanho era o que sobrava a preço de saldo de 50%!























Amanhã há mais! E promete! A um clique deste blog: VAMOS PASSEAR e VER COISAS BONITAS!!!
PATRIMÓNIO DE PORTUGAL, DO MUNDO E DA UNESCO. E, claro.... outfits!!!!


(Eu estou a usar um vestido BCBG, sandálias Zara Home; colares e brincos antigos; pulseiras e relógio Marc Jacobs e Maria By Maité em Campo de Ourique Lisboa; carteira Marc Jacobs)

Beijos muitos da Maria


3 comentários:

Fernando Vouga disse...

Olá Prima

Claraval hoje chama-se Clervaux.
Conheço muito bem essa belíssima vila luxemburguesa. Nos anos em que vivi no Luxemburgo, visitei esse lugar mítico muitas vezes. Costumava lá almoçar num pequeno hotel onde o chefe de mesa era português.
O burgo medieval, muito bem conservado, é dominado pela abadia dos santos Cosme e Damião. Que saudades!
Tenho pena de não poder colocar aqui uma imagem.

Maria disse...

Fernando mande por e-mail se puder! Gostava tanto de ver!!!!! S. Cosme e S. Damião são dos primórdios da Igreja. Mande-me e eu publico. Todos queremos ver! Beijinho grande!

Fernando Vouga disse...

Isabel

Já agora, aproveito para informar que um dos almoços no tal hotel foi com o seu sogro.