29/11/2011

A Arte em Estado Puro

Queridos Amigos,
Esta noite, convite confirmado e eis-me aqui no melhor dos últimos espectáculos que vi. No Centro Cultural de Belém, três peças de coreógrafos contemporâneos, reportório do Ballet National de Marseille, simplesmente,  imperdível.
A primeira peça, "Le Truble de Narcise" a encenação é um espectáculo no espectáculo. De ilusões ópticas, imagens congeladas no tempo que a seguir se esvaem, reabitando-se, precisão de movimentos no corpo de cada bailarino, no espaço e no tempo e nos seus reflexos, já voltados à vida "onde menos se esperam", num espectáculo cénico absolutamente deslumbrante.

28/11/2011

Tal mãe, tal filha

Queridos Amigos,

Hoje olhei para a minha filha e pensei:

"tal mãe, tal filha"

 


Amanhã, neste BLOG vou pôr uns looks lindos, diferentes, de "T-shirts que falam".


Amanhã, AQUI mesmo, a UM CLIC DE SI.

Beijos,

Maria

27/11/2011

Rastrillo Lisboa, hoje

Queridos Amigos,

No Rastrillo de Lisboa, hoje, aqui fica a reportagem, a feira, as pessoas, a música, o barulho.

Na cara desta pessoas (mal) fotografadas por mim, a alegria que dá servir os outros e quem precisa. O meu obrigada por se terem deixado fotografar para o meu querido blog. Estão todos lindos e, sobretudo, aqui nos deixam a alegria contagiante da missão cumprida.
Ora vejam:


Hoje entrei em estágio para o Natal


Entrei em estágio para o Natal. Hoje. Vai ser um estágio intimista, de espera. Para o Natal. Mas o Natal de Jesus, não o Natal do Pai Natal do anúncio da Coca Cola e das compras. Por isso é que eu acho que o facto de as ruas não estarem todas enfeitadas, como há dois mil anos, me ajuda a viver este meu estágio da forma que eu mais quero: intimista, dentro de mim e do que lá levo.

E apeteceu-me ouvir isto outra vez….
Desta vez com Eric Clapton e Pavarotti


26/11/2011

Sugestões, desta vez imperdíveis, de fim de semana

Queridos Amigos,


Imperdível; óptimos preços, óptimas compras de Natal (e não só) e ajuda a quem precisa, o que podemos querer mais?

1ª Sugestão:
O Rastrillo Lisboa 2011, de 24 a 27 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, Pavilhão I (antiga FIL): Praça das Indústrias, Lisboa (perto de Belém)
Horário: Das 12h00 às 22h30, nos dias 25, 26 e 27, e das 12h00 às 20h00 no dia 28 de Novembro
Preços: A entrada custa €2,50 e as crianças até 10 anos não pagam.

Encontrei o Pedro Abrunhosa e quem dizia que a 6ª feira ia acabar assim?

Queridos Amigos

NÃO consigo deixar de vos contar isto...

Ontem, 6ª feira, às 19H30, é verdade que me sentia super "estilosa" mas queria chegar a casa, descansar, relaxar, desfrutar (lembram-se do fim de semana passado?).
Tinha acabado de marcar um encontro de última hora com os nossos amigos do coração, o Manel e a Vera: "estamos aqui num banco no jardim à frente da tua casa e está aqui o teu homem, vamos jantar e beber uns copos?". Eu: "Em minha casa há uns copos óptimos" E, pronto!, jantar combinado e eu ansiosa por chegar a casa. Ainda por cima tinha preparado umas beringelas recheadas que deviam estar óptimas (receita rápida e fácil, como todas as minhas, se quiserem, digam que a ponho neste blog).
Pois é queridos amigos, ainda a pensar nisto, paro nos semáforos da Av. da República, à entrada do túnel do Campo Grande e vejo, ao meu lado, um carro com o porta bagagem a abrir sozinho. Fico intrigada (seria distracção do condutor?), sai do carro o Pedro Abrunhosa.

25/11/2011

Little Happy hour



Little Happy hour

Agora em Português


Todos juntos agora

Segundo o novo tratado ortográfico

Ao minuto, 2'40 deste vídeo…




24/11/2011

Gourmet, louça, roupa interior e solidariedade!

Queridos Amigos,

Ao fim de apenas um dia de ginásio nesta semana (hoje é 5ª feira) e de reuniões intermináveis que me interrompem o interminável trabalho que tenho para fazer e os prazos a queimar (e dores de estômago só de pensar), sem conseguir gerir a coisa porque às 8 da noite é marcada reunião para as 10 da manhã do dia seguinte, dia reservado para uma dead line que, depois, ficou atulhado com coisas para acabar, estava mesmo precisadinha de um treino que me deixasse a pingar, cárdio entre os 84% e os 92%, non stop, aula de body atack ou cycle de 70 minutos, sair de lá com a adrenalina e o stress resolvidinhos, para depois conseguir meter o Rossio na Betesga.

"O" Chapéu aonde eu ontem deixei a minha cabeça


Queridos Amigos

Aqui fica o chapéu aonde eu ontem deixei a minha cabeça, não fosse custar 254€ e tinha vindo o chapéu e a cabeça:



23/11/2011

Pormenores de um dia ao acaso


Queridos Amigos,

Os pormenores de um dia ao acaso,

 


Vá lá Senhora, que o tempo esgota, a hora é pouca...


Little happy hour

De “Os Golpes”

Vá lá Senhora, a hora é pouca, o tempo esgota, vá escolher alguém p’rá amar

Luz e Sombras. A Urgência do Optimismo.

Luz e sombras de que a vida é feita. É urgente o optimismo.

 De Vitor Hugo,

"Quando a vista vê negro, o espirito vê turvo. No eclipse, na noite, na opacidade nebulosa, há a ansiedade, mesmo para os mais fortes" (*)

Vitor Hugo (1802-1865), em "Les Misérables", francês, autor também, entre outros, de "O Corcunda de Notre Dame", "O Último Dia de um Condenado" que influenciou Albert Camus,Charles Dickens e Fiódor Dostoiévski.

De René Magritte,

"A diferença entre o real e a representação, fazendo uma clara distinção entre ambos"


  


L'Empire des Lumieres, 1954
René Magritte
"... a paisagem leva-nos a pensar na noite, o céu no dia. Na minha opinião, esta simultaneidade de dia e noite tem o poder de surpreender e de encantar. Chamo a este poder poesia." René Magritte, no seu estilo "visual thinking"

22/11/2011

Street Style Hunting



Queridos Amigos,

Prometido é devido.

Aqui fica The Sartorialist, ou melhor, Scott Schuman, em plena "caça", na cidade de Tókio, Japão.
“A essência da moda em si mesma: trata-se da maneira como as pessoas expressam aquilo que são através das suas roupas e das suas escolhas”. E concluir: eu posso ser um melhor eu

A partir do minuto 5’53 deste vídeo:

21/11/2011

Ui! Eis o primeiro.

Queridos Amigos,
Andava aqui hoje a pensar em não comprar nada para mim e em ir buscar coisas antigas, misturar tudo e pôr a parecer novo. Coisas que inesperadamente ficam bem umas com as outras sem pertencerem ao mesmo género, percebem? Numa de total reciclagem. Foi o que fiz hoje de manhã e queria mostrar-vos como fiz isto porque estas misturas são tão inspiradoras...
Eu não me queria mostrar a mim (não queria, nem quero: vejam mais à frente porquê), isso parece-me tão narcísico, não tem a ver comigo que sou miúda tímida. Pensei pôr estas misturas num cabide e pedir ao Zé para fotografar, mas não era a mesma coisa, não era..
E, pronto, queridos leitores.  Como uma imagem vale mais que mil palavras … não hesito mais e VOU MOSTRAR!


20/11/2011

A Publicidade

Queridos Amigos,

Gosto de publicidade, influencia-me e inspira-me.

O que eu fico furiosa é com marcas que só vendem porcarias (desculpem o termo) que já ninguém usa, que parecem saídas de uma quermesse de coisas usadas de há 20 anos, que as pessoas não compram porque para lixo já têm muito em casa e não pagam por ele. No caso, falo de uma marca de roupa de que já ninguém fala, não se vê numa única produção de moda, numa única revista, num único blog porque, simplesmente, perdeu todo o interesse. Deixou de ser usada porque não se actualizou, não cuidou de pensar nas pessoas e no que elas gostam, não vende e está decerto em falência ou pre falência, sem dinheiro para pagar publicidade de jeito e que, de repente, por roubar abusivamente a imagem de figuras públicas, aparece em todos os telejornais e em todo o sítio, sem pagar um cêntimo, nem pelo uso da imagem dessas pessoas (que, ladra, roubou) nem pelo tempo de antena (se fosse contratar uns top models tinha de lhe pagar…) . Não vou falar da marca porque não caio na rasteira manhosa que lançou para, de forma rasca (desculpem o termo), ignóbil e grátis, pôr as pessoas a falar dela.  Maneira rasca porque foi a pior de todas, roubando às pessoas o direito à imagem que têm, abusando-as e utilizando-as nos anúncios mais chulos (desculpem o termo) que já vi. Direito à imagem, em primeiro lugar, de não ser associadas a uma marca de roupa que só vende monos e faz porcarias, a que toda a gente é indiferente e que não diz nada a ninguém. Um marca que não se impõem por oferecer às pessoas coisas de que elas gostem, mas através de expediente manhosos e traiçoeiros   de, sem autorização, roubar a imagem a que todas as pessoas têm direito, sem excepção, gostemos delas ou não.

Já conheciam isto? Ora ouçam

Queridos Amigos,

Já conheciam isto?

Anda Comigo Ver os Aviões (Os Azeitonas)
Gosto e vocês?

E lembram-se deste?

Heróis do Mar - só gosto de ti

Fiquem bem.
Um beijo
Maria

Momentos de total descompressão

Queridos Amigos,

Finalmente aconchegados em casa depois de um sábado a correr, "farda de combate" (hei-de mostrar aqui, brevemente, estes looks de dias de correria em que é preciso ir a todas) a fazer os recados impossíveis da semana: levar os filhos a comprar ténis para “o” ténis que os anteriores "apareceram" rotos, botas que as da feira de Carcavelos já eram ("já te tinha dito que o barato sai caro"), supermercados (correm-se vários que nem todos têm o que queremos), farmácia e a-ver-se-me-lembro-de-passar-na-Ana-a-buscar-a-pulseira-que-ficou-a-arranjar.
Almoço rápido e toca a andar. Pelo caminho a tomar café na Tentadora (Campo de Ourique) que me soube que nem gingas (a companhia e o café, que precisava de arrebitar) e chega-se à noite e o sábado foi isto.
Valha que a casa está funcional, pronta, recheada para a semana que começa, e podemos
... finalmente …
DESCANSAR….
E aqui vão as minhas sugestões de fim de semana.

19/11/2011

Ai o que eu detesto!

Dizer - dizer mesmo claramente e sem papas na língua - que eu destesto, mas detesto mesmo, quando as pessoas se põem a dizer que "cada um é que sabe", "é lá com ele", "o que cada um sente é que importa".
Destesto isto porque 1º demonstra um individualismo, indiferença gelada e inexplicável perante as outras pessoas que, cedo ou tarde, conduz em linha reta para a solidão e 2º um desrespeito absolutamente injustificado pelo ser das pessoas e do mundo.

18/11/2011

Os meus pés, hoje

  
Queridos Amigos,

Já todos perceberam que eu não sou uma expert em blogs...
Hoje, pela primeira vez (!), e com intenção de os trazer aqui para o meu querido blog, fotografei as lindas sabrinas dos meus pés no meu telemóvel X2 Nokia.
Estavam tão lindos os meus pés, tão lindos, fotografados no chão do Hospital da CUF (já sei que se estão a rir...), enquanto estava à espera dos intermináveis exames que os médicos mandaram fazer à mãe.... que é uma pena não vos mostrar aqui (os sapatos, claro, não os exames).

Mil... Mil... Mil...

Meus Queridos Amigos,

Obrigada!

MIL
MIL
MIL!!! 

São mais de MIL as entradas no meu blog!!!!

Não acredito que já ultrapassaram o número 1.000 (mil) as visitas ao meu blog. Foram exactamente 1153 quando iniciei este post, mas agora já são 1154.
Hoje de manhã, 18 DIAS de blog venho aqui para reler rapidamente o post de ontem (o das botas), feito à pressa e para ver se tinha erros e deparo-me com 1153 entradas!

Então, porque o número MIL de entradas é emblemático, eu queria dizer-vos só três coisas (curtas para não vos demorar):
1. A primeira é OBRIGADA. Obrigada por esse clic que vos fez parar no que  escrevo, ler e voltar cá. Obrigada porque, se não fosse isso, eu talvez continuasse a escrever, mas não com tanto ânimo. Agradeço a cada uma e a cada um, por cada entrada, por cada leitura. Agradeço aos que me lêem no Brasil, em Moçambique e na Índia (querida Mémé!) e sobretudo em Portugal. Espero ter também inspirado os da Rússia e do Reino Unido e..., mas apenas com as imagens porque em termos de texto... 
2. Estou ADMIRADA mas não estou deslumbrada. Pelo contrário: em definitivo não acredito em coisa fáceis nem em coisas grandes que não começaram por ser pequenas.
3. E, por último, dizer que este blog nasceu sem NENHUMA AMBIÇÃO (nenhuma mesmo, fosse de que tipo fosse). Nasceu de "mim para mim", de um acaso (querida Maria! vejam o post "hoje é dia 1"), de uma necessidade imperiosa, quase compulsiva, que eu tinha dentro de mim de deitar tudo cá para fora, em vez de andar com as coisas na cabeça (quantas e quantas vezes vejo as pessoas mal arranjadas e dispo-as e volto a vesti-las na minha cabeça e imagino como ficariam tão bonitas, com o seu lado bonito a brilhar, lado esse de que nem sequer se deram conta! Fascina-me pôr as pessoas bonitas).

Fica aqui o pedido dos VOSSOS COMENTÁRIOS porque são muito importantes para mim. Digam o que quiserem, falem do que entenderem, sem restrições, nem contenções! E, para rimar, gostaria de sugestões.

Um beijo da
Maria




17/11/2011

Hand made lovers - "as" botas


 



Queridos Amigos,

Ontem prometi que ia revelar "as" botas que eu elegi para esta estação. Vai acontecer que este post vai surgir no dia seguinte ao que prometi porque não quero fazer batota (nem sei se posso, não me interessa) nas datas em que escrevo.
Neste momento passa (pouco) da meia noite.
Mas depois de idas e vindas com os meus Pais ao hospital da CUF onde nos "caiu no colo" uma médica maravilhosa, encantadora e super conscienciosa, não podia deixar de vir cumprir aqui o que prometi pois que o prometido é devido, mesmo que depois da hora marcada... (mais vale tarde que nunca).
Eu não quero que amanhã venham aqui espreitar o meu blog e vejam, com desilusão, o post de ontem.
Sei que estão ansiosos por ver as botas que elegi para esta estação e acreditem que vi muitas, muitas, de todo o género e estilo, na minha mão e nas revistas, nas produções de moda,
Não julguem (homens, que as mulheres ficam sempre encantadas com sapatos novos) que isto não é matéria importante. Não se trata aqui de apenas umas botas mas muito mais: o ir à origem das coisas, de lifestyle, de acreditar no que é nosso, de imaginação, de bom gosto, de design.

Portugal! Portugal! Portugal!


Queridos Amigos,
Portugal tentou
Lutou até ao fim
E Venceu
Portugal ESTÁ LÁ

This gonna be a good year:
Luta! Luta! Luta!
Trabalho! Salvar a honra!
Portugal tem um grande passado e o futuro é muito maior do que esta crise. Portugal fez em Outubro 868 anos de história e nasceu da luta. A fundação remonta e 5 de Outubro de 1143 (assinatura do Tratado de Zamora pelo nosso primeiro Rei, D. Afonso Henriques e o seu primo, Afonso VII de Leão e Castela, no qual formalizaram a paz).

16/11/2011

O meu homem

Queridos Amigos,

Queria aqui agradecer ao meu marido (ao meu homem, que é meu e é meu para sempre porque o escolhi para a minha vida) porque me tem apoiado nesta inciativa do meu blog. Tem-o feito e não tinha que o fazer (o meu homem não é nada para modas).

E digo "meu homem" porque é a expressão que usam na minha querida Beira Alta, onde me criei, eduquei e cresci. É o meu homem, "the special one", o que eu escolhi para a minha vida.

Obrigada.

Um beijo a todos da,

Maria


Quem disse que era preciso ser perfeito?

Queridos Amigos

"Dêm a uma rapariga os sapatos certos e ela pode conquistar o mundo" (Marilyn Moroe, citada hoje por Garance Dorée).
Estava eu com intenção de vos mostrar "as" botas que elegi para esta estação, lindas e intemporais de uma maravilhosa marca Portuguesa, mas fica para amanhã. Vão gostar imenso porque são clássicas e modernas, versáteis para todos os estilos e ocasiões. Vão gostar delas, sim.

Amanhã, aqui, neste blog irão vê-las!


Mas hoje tinha mesmo de vos falar da

Aimee Mullins

Não a conhecem? Pois vale a pena conhecer:

15/11/2011

O meu problema

Queridos amigos,

O meu problema é que gosto de tudo. Gosto de todos os estilos, chique, boémio, romântico, formal e informal, de estilos inominados (mas “estilosos”) e, sobretudo, gosto de misturar estilos. Também gosto dos anos 60, dos 70, dos 80 (não sei porquê, os 90 não me dizem nada). Gosto de brilhos, de lantejoulas, gosto de me enfeitar, de encher os braços de pulseiras, não consigo andar sem brincos nas orelhas, gosto de misturar jóias com bijutaria, colares de diversas proveniências e feitios.

Gosto mesmo de tudo.

14/11/2011

A Moda é Uma Arte

Queridos Amigos,
"A moda não é arte, mas precisa de artistas", disse Yves Saint Laurent. Mas eu acho que a moda é uma arte. Arte de criação, mas também arte de conjugação.
Desde sempre que fico fascinada com roupas, ou melhor, com certas roupas.
Vou tentar demonstrar neste post que a moda é uma arte.
Mas, antes, tenho de dizer que a moda é a sabedoria de escolher a roupa certa para o "cabide" certo (e, claro, para o momento certo).
Há pessoas que são um bom "cabide" e que, praticamente, não necessitam desta arte porque, simplesmente, tudo (ou quase tudo) lhes fica bem. Isso, sim, precisam daquele allure indefinível.
O que interessa não são roupas maravilhosas no cabide; mas roupas que ficam bem e funcionem em quem as veste. Ou seja, harmonia, chique, classe, estilo ("a moda passa mas o estilo permanece"; já que estou numa de Yves Saint Laurent) É disso que se trata.
Vou voltar a este tema mais tarde, sem dúvida.
Mas agora o que estou ansiosa por mostrar é que, se a moda não é arte (eu acho que não é arte, mas é uma arte) a moda inspira-se na arte.
Ora vejam:

Em 1965, Yves Saint Laurent criou um vestido icónico, em forma trapézio, ultra criticado na altura (a silhueta, ao tempo, era dominada pela cintura marcada, típica da Casa Dior, casa de que o próprio Yves Saint Laurent ficou responsável, com apenas 21 anos, após a morte de Christian Dior em 1957). Esta linha trapézio foi criada para ser versátil e pensada para cair direita independentemente da forma do corpo.
Quando criou este vestido, Yves Saint Laurent prestou um tributo a

PIER MONDRIAN:
(modernista, Holandês. 1872–1912):

 Composition with Red Blue Yellow
Composition with Red Blue Yellow


Composition with Red, Yellow and Blue 1921. Oil on canvas. 39 x 35 cm.
Image source:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/7/72/Mondrian_CompRYB.jpg/300px-Mondrian_CompRYB.jpg





Em 1988, Yves Saint Laurent, inspirado em

VAN GOGH

 (1853-1890, pós-impressionista; Holandês);
 Vaso com quinze girassóis (Janeiro de 1889).
Museu Van Gogh, Amesterdão, Países Baixos.



Prestou-lhe esta homenagem:



E esta;
Vincente Van Gogh
Dutch, Saint-Rémy, France, 1889
Oil on canvas 28 x 36 5/8 in.90.PA.20
The J.P. Getty Museum, Los Angeles, E.U.A



E agora

 CLAUDE MONET

(1840 - 1926, francês, impressionista e que esteve na origem da designação do impressionismo) 
com as séries dos Nenúfares inspirou Yves Saint Laurent
Monet Water-Lilies
Water-Lilies, Claude Monet 1914, oil on canvas 200 x 200 cm, National Museum of Western Art, Tokyo Japan. Giverny

   

Homenagem a

HENRI MATISSE

(1869-1954; fauvista, modernista, francês),


La Gerbe (The Bouquet)
Color lithograph derived from the cut-paper original maquette by Matisse, 1952/54.
Created and editioned at the Mourlot Studio, Paris 1954, under the supervision of Matisse. Issued by Teriade for Verve, Paris 1958. Signed in the stone. Lithograph plates erased after the edition.
Sheet: 16" x 13 1/2"
$1200. unframed

 Vestido de 1953



Inspiração em

GEORGES BRAQUE


1882-1963, francês, fundador do cubismo (com Pablo Picasso)




 





















E inspiração e homenagem a

 PABLO PICASSO

(1881-1973; espanhol, de Málaga, mestre da arte do Século XX, co-fundador do cubismo, pintor, escultor, desenhista):








Homenagem a
SERGE POLIAKOFF
(1906-1969;modernista russo nascido em França)




Homenagem a

FRANCISCO DE GOYA


(1746-1828, espanhol, retratista; paisagista)
 :
 




Homenagem também à Pop Art,


Roy Lichtenstein

 (1923-1997; Nova Iorque, E.U.A., identificou-se com a Pop Art)
ficam mais porque eu gosto imenso, imenso deste Roy, imenso...











Mas também os artistas lhe prestaram homenagem a ele, Ives Saint Laurent.
Vejam este de

Andy Warhol

 (1928-1987;  Pittsburgh, EUA; maior figura do movimento Pop Art)

 
A painting by Andy Warhol paid tribute to Yves Saint Laurent, in the expo in Corunna in 2008.
Corunna 12/02/2008
Por falar em Andy Warhol, aqui fica a inspiração que dele recebeu Givenchy:

Moda e Arte - Emanuel Ungaro Parallele - Andy Warhol flowers - 90's


Mas há mais exemplos; em 1967, Cristobal Balenciaga também se inspirou em Francisco Goya, assim:




E porque não posso deixar de fora o "meu"

René Magritte

(1928-1967; Belga; um dos principais surrealistas que não se quis chamar assim; hei-de aqui voltar a este Magritte, isso sim que vale a pena voltar!), deixo aqui a homenagem que lhe prestou  Jean-Charles Castelbajac



E também o saudoso e já mítico Alexander McQueen que, em 2009,  prestou esta homenagem às perturbadoras ilusões de

M. C. Escher 

(1898-1072;Holandês; pintor, artista gráfico, autor de construções impossíveis e ilusões ópticas)
Hand with Reflecting Sphere, January 1935<br>Lithograph, 318 x 213 mm (12 1/2 x 8 3/8

Other World, January 1947<br>Wood engraving and woodcut, 318 x 261 mm (12 1/2 x 10 1/4


Moda e Arte - Alexander McQueen - Escher - 2009



 E impossível não nomear

EDGAR DÉGAS

(1834 - 1917, francês, impressionista), interpretado por John Galliano para a Dior em 2008:


Moda e Arte - John Galliano para Dior - 2007 - Bailarinas por trás das coxias - Degas


O mesmo Jonh Galliano que se inspirou em


CLAUDE MONET



(1840-1926; Francês, impressionista)
MARK ROTHKO

(1903-1970; pintor expressionista abstracto que não gostava deste título; russo de nascença e americano de naturalização)


Por vezes os Costureiros trazem-nos propostas que estranhamos porque não as compreendemos.
Mas quando vamos à fonte, concluímos

A MODA É UMA ARTE, SIM!

Espero que tenham gostado (tanto quanto eu)

Um beijo,
Maria